Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
19 de Junho de 2019, 11:15
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Governo debate modelo de atuaç
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Governador Tarso Genro durante audiência com Paulo Ernani Gadelha, Presidente da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz
Governador Tarso Genro durante audiência com Paulo Ernani Gadelha, Presidente da Fiocruz - Fundação Oswaldo Cruz - Foto: Caroline Bicocchi/Palácio Piratini

Governo debate modelo de atuação da Fiocruz no Estado


Para estimular a pesquisa e a produção de medicamentos no RS, integrantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Governo do Estado reuniram-se nesta terça-feira (17), no Palácio Piratini, para debater a instalação de uma unidade da instituição em solo gaúcho. O governador Tarso Genro reafirmou a disposição do Executivo em contar com o suporte da Fiocruz no desenvolvimento de projetos nas áreas da saúde e das ciências e tecnologia.

Até o final de janeiro, um grupo de trabalho vai acertar os principais temas da parceria. Além de detalhar as ações que podem ser promovidas em conjunto no RS, o encontro definiu a realização de um seminário nos próximos meses. O secretário da Saúde, Ciro Simoni, disse que o evento balizará as ações da entidade e do Estado. "Estamos procurando reunir todo esse processo e fazer com que se possa utilizar todo o potencial da Fiocruz. O Estado, por meio das Secretarias da Saúde e da Ciência e Tecnologia, ficou responsável por formatar esse primeiro seminário", explicou.

Apesar de o Executivo estar à frente do debate sobre a atuação da Fiocruz, Simoni ressaltou que representantes das universidades federais gaúchas de Santa Maria, Pelotas e Rio Grande já apresentaram sugestões. "Vamos discutir o modelo e não vamos abrir mão da produção de medicamentos, que interessa muito ao Estado. Estamos reerguendo o Lafergs (Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul), que estava há oito anos parado", lembrou.

Presidente da Fiocruz, Paulo Ernani Gadelha afirmou que a parceria com instituições educacionais e de saúde fortalecerá a atuação da entidade. "Esse seminário será a base inicial para estabelecer um programa de atividades que fortaleça a cooperação e a discussão sobre qual deve ser a atuação da Fiocruz no Estado", avaliou.

Gadelha lembrou que o formato será definido a partir do seminário. "É fundamental que o formato que vier a ser constituído seja o produto de uma discussão conjunta com as instituições do RS", disse. Durante o seminário, será realizado um levantamento sobre as linhas de trabalho adotadas pela Fiocruz. "Existem algumas questões temáticas importantes, tanto no campo da ciência e tecnologia como no campo da saúde", acrescentou.

Além de apontar a visibilidade da entidade, Gadelha afirmou que a definição da sede levará em conta o aproveitamento das características específicas do município. "Podemos fazer esse processo via rede, aproveitando vocações específicas, como de Porto Alegre, Santa Maria, e de outras regiões do Estado, como polos tecnológicos, parques tecnológicos", revelou.

Texto: Felipe Samuel

 

Publicação 18.01.2012 às 12:23
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS