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Mujica busca aproximação com o Estado


Nesta semana, uma comitiva com vários empresários e ministros uruguaios, além do próprio presidente do Uruguai, José Mujica, esteve no Estado para reuniões com o governador Tarso Genro. Na pauta do encontro, a consolidação da política de integração das fronteiras e ampliação da cooperação em setores essenciais dos dois países. Foram abordados temas como educação, meio ambiente, cultura, segurança e infraestrutura.

O assessor de Cooperação e Relações Internacionais do Rio Grande do Sul, Tarson Nuñez, afirma que, para a nação vizinha, ter o Estado como parceiro é um elemento indispensável. Nuñez argumenta que para uma empresa uruguaia instalar-se em São Paulo o custo é muito maior do que em Porto Alegre. A proximidade física e cultural, salienta, coloca o Estado como porta de entrada dos uruguaios no mercado brasileiro.

A parceria representa também a possibilidade de ampliar a presença de produtos gaúchos no país vizinho, já que a indústria uruguaia não tem porte para concorrer com a gaúcha em eletrodomésticos, autopeças e serviços. Nuñez ressalta ainda que o Estado possui indústrias na área de eletrônica com potencial de mercado do lado uruguaio. “É uma situação onde os dois países têm a ganhar se forem pensadas políticas conjuntas”, diz.

A melhoria da qualidade do leite gaúcho também é uma das metas do Estado e o aliado para essa missão deve ser o Uruguai. Nuñez reconhece que os vizinhos têm um sistema de sanidade animal e pastagem melhores e que o leite deles registra muitas qualidades. “O Brasil, por outro lado, verifica mais visibilidade internacional e muito mais capital hoje”, compara. O Brasil, por seu lado, pode oferecer aos uruguaios uma escala de entrada no mercado internacional.

O fortalecimento da indústria naval é outro motivo de aproximação com os uruguaios. A ideia é combinar ações complementares e impedir a competição no setor. Nesse sentido, o Uruguai já sinalizou mudanças no desenvolvimento do seu polo naval. “Eles estão alterando o perfil do projeto deles para que seja complementar ao do Rio Grande do Sul”, adianta Nuñez. O polo gaúcho vai construir grandes embarcações e plataformas de petróleo. Os uruguaios vão concentrar esforços em peças para navios. Na área do turismo, o objetivo é servir de entrada para uruguaios e argentinos no Brasil.


Fonte: Jornal do Comércio - JC Logística - pag.5 - 10/11/2011


Publicação 10.11.2011 às 11:30
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