Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
27 de Junho de 2019, 00:27
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Fapergs lança o Prêmio Pesquis
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Prêmio pesquisador Gaúcho 2011
Prêmio pesquisador Gaúcho 2011

Fapergs lança o Prêmio Pesquisador Gaúcho - Ciência, Tecnologia e Inovação


Os destaques da pesquisa gaúcha que estão contribuindo para o desenvolvimento do Estado serão conhecidos na solenidade do Prêmio Pesquisador Gaúcho, no dia 17 de novembro, na FIERGS, dentro do Congresso Internacional da Inovação.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul- FAPERGS, sendo um evento integrado ao Congresso Internacional da Inovação (promoção do Sistema FIERGS), com o objetivo de premiar pesquisadores das áreas científicas e tecnológicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul. Uma formação da tríade: governo, comunidade científica e meio empresarial, destacando a importância do investimento em Ciência e Tecnologia e Inovação como alavanca para o desenvolvimento do Estado. Este ano, o evento terá também, uma referência especial ao Ano Internacional da Química, fazendo uma homenagem ao pesquisador e professor da UFRGS- Jairton Dupont, único representante do Brasil e da América Latina a figurar entre os 100 maiores químicos do mundo.
Com abrangência estadual, o Prêmio conta com o envolvimento de todas as universidades do Estado, institutos de pesquisa, escolas de ensino técnico e empresas que desenvolvem P&D.
Além de premiar os pesquisadores destaques em sete áreas do conhecimento, também serão reconhecidos os jovens doutores; alunos de graduação e de ensino técnico inseridos em projetos inovadores e pesquisadores que atuaram dentro de micro e pequenas empresas.
O processo de seleção para a premiação passa pelas seguintes etapas: inscrição e submissão de projetos (de 1º a 31 de outubro); avaliação feita por avaliadores externos, divulgação e entrega de prêmios.
Segundo o diretor presidente da FAPERGS, Rodrigo Costa Mattos, o Prêmio Pesquisador Gaúcho tem a proposta de mostrar à sociedade que a pesquisa é uma ferramenta fundamental para a busca de soluções, inovações e para a melhoria de vida das pessoas em diversos aspectos. O presidente destacou, “o futuro se faz com pesquisa”. A integração governo, academia e mercado é uma alavanca para que o conhecimento seja transformado em riquezas e serviços úteis à sociedade, reforçou Rodrigo Mattos.
Categorias de seleção para Premiação:
Este ano o Prêmio Pesquisador Destaque contemplará sete principais áreas do conhecimento: Agrárias, Saúde, Biológicas, Artes e Letras, Educação e Psicologia, Administração e Economia e Ciências Humanas e Sociais. Além do Prêmio ao Pesquisador Destaque com relevância em cada uma das sete áreas do conhecimento, também serão contempladas quatro tipos de categorias de reconhecimento, conforme consta abaixo:

a) Prêmio Pesquisador Destaque (nas Ciências Agrárias, Saúde, Biológicas, Artes e Letras, Educação e Psicologia, Administração e Economia e Ciências Humanas e Sociais).

Categorias com ênfase na inovação:
d) Medalha Sylvio Torres
c) Tese Inovação Gaúcha
d) Prêmio Piá Inovador
e) Prêmio Pesquisador na Empresa
O Prêmio Pesquisador Destaque visa distinguir pesquisadores com reconhecido mérito em sua área que, nos últimos dez anos, tenham contribuído, de modo relevante, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul. Nos anos ímpares será premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Artes e Letras; Ciências Agrárias; Ciências Biológicas; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Saúde; Economia e Administração; Educação e Psicologia.
Nos anos pares será premiado um pesquisador de cada uma das seguintes áreas correspondentes aos Comitês Assessores da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul, a saber: Arquitetura, Urbanismo e Design; Engenharia; Física e Astronomia; Geociências; Matemática, Estatística e Computação; Interdisciplinar e Química.

A Medalha Sylvio Torres será concedida a um dos ganhadores do Prêmio Pesquisador Destaque, que tenha, ao longo de sua vida, contribuído, extraordinariamente, para o desenvolvimento científico, tecnológico, social, econômico, cultural ou artístico do Estado do Rio Grande do Sul com ênfase na inovação.

A Tese Inovação Gaúcha será concedida ao Doutor que tenha se titulado nos últimos três anos, em programa de pós-graduação de instituição localizada no Estado do Rio Grande do Sul e cuja Tese represente uma contribuição inegável à inovação científica, tecnológica ou artística.

O Prêmio Piá Inovador será concedido a um aluno matriculado no ensino de graduação ou técnico durante 2011, que tenham se destacado em projetos de inovação. 

O  Prêmio Pesquisador na Empresa será concedido ao pesquisador que contribui para a inovação em uma MPE gaúcha.

Premiação
Os agraciados recebem troféu e os pesquisadores das sete áreas do conhecimento, além do troféu, recebem uma premiação em dinheiro.
Regulamento e Inscrições: O regulamento poderá ser conferido no site www.premiopesquisadorgaucho.rs.gov.br, bem como realizadas as inscrições que estarão abertas de 1º a 31 de outubro.

Publicação 03.10.2011 às 09:27
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS