Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
11 de Julho de 2020, 14:27
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Provocar o civismo
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias

Provocar o civismo


O economista gaúcho Carlos Gastaud Gonçalves vê com tristeza, como muitos brasileiros, os escândalos que, no primeiro ano de governo Dilma Rousseff (PT), já derrubaram cinco ministros. Mas, para ele, pelo menos uma coisa boa aconteceu: fez o brasileiro sair da inércia. "Os desvarios ocorridos nos ministérios do atual governo, associados à corrupção, desfaçatez e incompetência atingem de tal maneira o cidadão brasileiro que provoca o seu civismo", afirmou. Segundo Gastaud, o movimento iniciado pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS) para combater a corrupção serviu para iniciar e apoiar uma série de movimentos que acontecem. "Merece a atenção e a obrigação da sociedade civil de se alertar e indignar, dando sua adesão a esta ação, necessária e imprescindível, numa demonstração nacional de que não aceita e nem pactua com esta situação".

Polo naval indo bem

O polo naval de Rio Grande está a todo vapor. Dois estaleiros já estão funcionando, um está em fase de instalação e dois estão sendo licenciados. Mesmo com gargalos ainda persistentes, como a falta de capacitação de mão de obra, as obras estão no cronograma. "Apesar de a parte ambiental ser complicada, nenhum processo está atrasado", informou Marcus Coester (foto), presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI). Até a oposição está elogiando. "Está sendo um processo muito interessante. A expectativa é boa, já que os negócios estão melhorando", afirmou o presidente do PSDB de Rio Grande, Carlos André Farias Baptista. Já Claudio Diaz, ex-deputado federal pelo PSDB e residente em Rio Grande, aprova, mas nem tanto. "A cidade está infernal. Não dá para estacionar, não tem lugar em hotel", disse.

Mas sem empresas gaúchas

Mas a inserção de empresas gaúchas na cadeia produtiva não está tão rápida assim. Oscar Azevedo, coordenador de Petróleo e Gás da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), estima que a porcentagem de empresas do Rio Grande do Sul participando está entre 2% e 3%. "As indústrias do Rio Grande do Sul são predominantemente leves, estão longe do polo naval e sempre tiveram dificuldades em entender essa oportunidade." Segundo ele, a meta é chegar à fatia do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro que o Rio Grande do Sul tem: 7%.

Absolutamente contra

Para o deputado federal Afonso Hamm (PP), todas as opções de fonte de energia devem ser levadas a sério, menos a nuclear. "Todas as matrizes são estratégicas, mas a energia nuclear tem um risco muito grande. Não temos um país com terremotos, mas as catástrofes climáticas colocam as usinas em risco." Hamm, que participou da reunião com o ministro Edison Lobão (PMDB), das Minas e Energia, para tratar do carvão, se diz absolutamente contra a utilização em larga escala de usinas nucleares, mas afirma que já existem soluções. "No Sul, temos o carvão e as eólicas. No Nordeste as eólicas, mas no Sudeste temos que ver o que pode ser aproveitado."

 

Fonte: Jornal do Comércio - Política Edgar Lisboa Repórter Brasília - pag.24 - 19/09/2011


Publicação 19.09.2011 às 15:52
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS