Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
23 de Novembro de 2019, 00:49
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Artigo da Cientec no Brazilian
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Estudo avaliou teor de ácidos graxos no chocolate ao leite
Estudo avaliou teor de ácidos graxos no chocolate ao leite - Foto: Divulgação

Artigo da Cientec no Brazilian Journal of Food Technology

No mês de outubro a Cientec publicou o artigo Fatty Acid and Sodium Content of Commercial Milk Chocolate – Analytical Aspects and Nutritional Information (Teor de ácidos graxos e sódio em chocolate ao leite comercial – aspectos analíticos e informação nutricional), dos pesquisadores Renato Cesar Susin, Renata Mior e Vera Maria da Costa Dias, no periódico Brazilian Journal of Food Technology, que está indexado a seis bases internacionais e uma nacional.

O trabalho foi totalmente realizado na Fundação, com o apoio da FINEP e CNPq (SIBRATEC/RENALI), objetivando adicionar informações sobre a composição de chocolate ao leite comercial, em termos de ácidos graxos e teor de sódio.

Conforme a pesquisadora Vera Maria Costa Dias, a Cientec realiza análises químicas nos mais diversos tipos de alimentos, para atender solicitações de indústrias, estabelecimentos comerciais, órgãos públicos, e mesmo de pessoas físicas. Nessa atividade, utiliza métodos próprios, nacionais e internacionais.

O consumo de chocolate é normalmente associado ao prazer, sendo uma escolha muito popular, o chocolate ao leite. A literatura mostra dados que sugerem benefícios à saúde, provenientes de produtos de chocolate, comparando com doces sem chocolate. Contudo, a composição do cacau e de seus derivados comerciais está ainda por ser completamente demonstrada e entendida.

A composição lipídica atrai especial atenção, tendo em vista que alimentos à base de chocolate são ricos em ácidos graxos. Por outro lado, o conteúdo de sódio dos alimentos em geral, é atualmente, motivo de interesse e preocupação.

Com essa finalidade, melhoramentos analíticos foram feitos e descritos. Um total de 50 ácidos graxos (por cromatografia gasosa) e sódio (por absorção atômica) foram determinados em oito amostras de barras de chocolate ao leite de diferentes fabricantes. As amostras foram compradas em estabelecimentos comerciais, em Porto Alegre.

Na determinação dos ácidos graxos, não foram encontradas discrepâncias relevantes em relação às informações nutricionais contidas nos rótulos. Porém, foram levantadas mais informações adicionais. Já os resultados obtidos para sódio mostraram como são necessárias as ações de vigilância sanitária. Uma das marcas analisadas continha mais do que o dobro do teor de sódio declarado no rótulo. Mas, em geral, os resultados foram próximos aos valores informados nas embalagens dos produtos.

Em relação aos dados disponíveis na última versão da Tabela Brasileira de Composição de Alimentos, o trabalho inovou ao acrescentar mais informações nutricionais sobre o alimento chocolate ao leite, em termos da presença anteriormente não descrita de certos ácidos graxos. Por outro lado, por ter apresentado em detalhes os métodos utilizados, o trabalho poderá auxiliar outros pesquisadores em futuros projetos.

 

O trabalho na íntegra pode ser acessado gratuitamente on-line, no site do periódico Brazilian Journal of Food Technology - http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1981-672320150002&lng=pt&nrm=iso.

Publicação 10.11.2015 às 10:43
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS