Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
24 de Setembro de 2019, 06:40
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Cientec discute qualidade dos
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Palestra integra o Ciclo de Seminários promovido pela Cientec
Palestra integra o Ciclo de Seminários promovido pela Cientec - Foto: Thamires Silva

Cientec discute qualidade dos alimentos e segurança alimentar

A qualidade dos alimentos e a segurança alimentar foi o tema apresentado no terceiro dia do Ciclo de Seminários organizado pela Cientec, dentro da programação da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. A palestra foi proferida na tarde de quarta-feira, 21, no auditório da Fundação, pela Farm.Bioq. Eliane M. M. Rossoni, M.Sc.

Eliane apresentou a definição de Segurança Alimentar, estabelecida pela FAO - Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação: “quando todas as pessoas, em todos os momentos, têm acesso físico e econômico, a uma alimentação que seja suficiente, segura, nutritiva e que atenda às necessidades nutricionais e preferências alimentares, de modo a propiciar vida ativa e saudável”.

A pesquisadora explicou que esse conceito está muito relacionado à qualidade do alimento, que pode ser definida como um conjunto de normas de produção, transporte e armazenamento visando à garantia de características físico-químicas, microbiológicas e sensoriais, segundo as quais os alimentos seriam adequados ao consumo. Segundo Eliane, os perigos relacionados a alimentos podem ser de origem biológica (bactérias, fungos, vírus e parasitas), física (pedaços de metal, de vidro, de madeira) ou química (agrotóxicos, antibióticos, metais pesados, hormônios).

Conforme Eliane, com a globalização dos mercados, torna-se imprescindível que a estrutura de avaliação da conformidade de cada país seja reconhecida junto aos fóruns internacionais competentes para facilitar a superação de barreiras técnicas para exportação para diferentes mercados.

Ela mencionou os Acordos de Reconhecimento Mútuos (Mutual Recognition Agreement - MRA) para os procedimentos de avaliação da conformidade, que têm como objetivo evitar duplicidade de avaliação dos produtos (aceitação de resultados analíticos) “O Brasil é o único país da América Latina a obter o reconhecimento pelo ILAC - International Laboratory Accreditation Cooperation, o que confere aos ensaios realizados em laboratórios credenciados pelo Inmetro (como os da Cientec), aceitação por todos os países que compõem este fórum. Elimina-se, assim, a reanálise nos países compradores, o que reduz custos e aumenta a competitividade”, explicou.

Buscando auxiliar às empresas na produção de alimentos seguros, a Cientec atua no controle de qualidade através de: ensaios microbiológicos, químicos, microscópicos, físicos e sensoriais dos alimentos prontos e das matérias primas; avaliação das condições higiênico-sanitárias de instalações industriais, ambiente de produção e manipuladores; consultorias de extensão tecnológica; avaliação de rotulagem; avaliação do “shelf life” ou "vida de prateleira", entre outras atividades.

 

 

Publicação 23.10.2015 às 09:54
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS