Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
24 de Setembro de 2019, 06:43
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Pesquisador da Cientec aborda
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Especialistas discutiram o potencial do carvão mineral
Especialistas discutiram o potencial do carvão mineral - Foto: Senge

Pesquisador da Cientec aborda a cadeia carboquímica em evento do SENGE

O engenheiro químico Guilherme de Souza participou dos Painéis da Engenharia, evento coordenado pelo Conselho Técnico Consultivo do SENGE, realizado na última quinta-feira (8) no auditório do Sindicato. O uso do carvão mineral gaúcho no desenvolvimento sustentável do Estado foi o tema dessa quinta edição.

 

A abertura foi conduzida pelo membro do Conselho Técnico, Vinicius Galeazzi, que salientou as ações do Sindicato no sentido de levar à sociedade o debate sobre temas fundamentais ao desenvolvimento, a partir de encontros técnicos que mesclam fundamentos teóricos e cases de destaque, como a importância estratégica da Petrobrás na exploração do Pré-Sal e os interesses em jogo no novo marco regulatório da mineração, assuntos que já foram tema dos Painéis da Engenharia em 2015. Após cada encontro, a Comissão Organizadora organiza um documento com as conclusões e encaminhamentos propostos pelo SENGE e pelos debatedores para os temas discutidos.

 

Estavam presentes no evento a Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do RS, Ana Pellini, o diretor de Energias Alternativas da Secretaria de Minas e Energia, Carlos Augusto Almeida, o assessor técnico da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Leonardo Gaffrée Dias, o presidente do CREA-RS, Melvis Barrios Jr, o superintendente regional do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), Sérgio Bizzaro César, e o superintendente regional da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), José Leonardo Silva Andreotti.

Guilherme abordou a cadeia carboquímica como alternativa para valorização do carvão mineral da região sul do Brasil. Mestre e doutor em Engenharia Química (UFRGS), realizou estágio de pesquisa na Université Lille I - Sciences et Technologies – França entre 2012 e 2013. Atualmente é pesquisador e gerente do Departamento de Engenharia de Processos da Cientec.

 

Também participaram dos painéis os pesquisadores da Cientec, Thierri Silva, Jorge Cunha e Guilherme Priebe (DEPROC), João Vivian (DEPOMA) e Luiz Antônio Antoniazzi (DENELE), sendo que este último contribuiu na organização do evento.


O gerente regional da Usina Termelétrica de Charqueadas, o engenheiro mecânico Renato Schimitd Barbosa iniciou o evento apresentando o case do projeto de implantação da Usina Termelétrica Pampa Sul, empreendimento da Tractebel Energia em Candiota. Barbosa é especialista em Gestão da Qualidade (ULBRA) e em Engenharia de Produção (UFRGS), cursou MBA em Gestão Empresarial (FGV) e participou de vários cursos no País e no exterior sobre o tema carvão.

 

Na sequência, o gerente de Desenvolvimento da Usina Termelétrica Sul Catarinense (Usitesc), engenheiro químico José Carlos Cunha, apresentou o painel sobre tecnologias limpas para a geração de energia elétrica a partir do carvão mineral. Cunha já atuou na Cientec, onde esteve à frente da gerência do programa de projetos para carvão mineral e também desenvolveu tecnologias para combustão e gaseificação; gerenciou os departamentos de Engenharia Térmica e Planejamento da Expansão na Eletrosul; e desenvolveu novos negócios em geração térmica, gás natural, carvão mineral, lixo urbano e biomassa na Tractebel Energia.


Por fim, o engenheiro Bruno Flores encerrou os painéis abordando a questão do carvão nacional no setor siderúrgico. Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais, Flores atuou principalmente nos temas vinculados a carvão mineral, carvão vegetal, coque, coqueificação, textura óptica de coques, briquetagem de resíduos ferrosos, autorredução e outros temas ligados a siderurgia.

Publicação 13.10.2015 às 15:23
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS