A Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec) e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) firmaram um convênio que permitirá a cooperação entre as duas instituições, para o fortalecimento de programas e projetos nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, desenvolvimento, inovação e serviços tecnológicos.
A assinatura do convênio pela reitora da Uergs, Arisa Araujo da Luz, e pelo presidente da Cientec, Daiçon Maciel da Silva, ocorreu na tarde desta terça-feira (29), com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sdect), Fabio Branco, de pró-reitores da Universidade e diretores da Fundação.
A Cientec já conta com a colaboração de estagiários dos cursos de graduação da Uergs e bolsistas de pesquisa da Universidade. Com a celebração do convênio, a parceria será ampliada e a próxima ação será a reabertura da Biblioteca da Fundação, fechada há mais de quatro anos, que passará a contar com os bibliotecários da Universidade. “A assinatura desse termo é um ato fundamental para consolidar as parcerias já existentes entre a Uergs e a Cientec, buscando otimizar ações que incrementam o ensino, pesquisa, extensão, tecnologia e inovação, levando alternativas para melhorar a qualidade de vida da população de todo nosso Estado”, disse a reitora.
“Essa parceria fortalece muito a área de Ciência e Tecnologia e é voltada à questão principal do Estado, nesse momento, que é o desenvolvimento econômico”, destacou o presidente da Cientec, lembrando que a partir de agora se cria um novo espaço para realização de pesquisas conjuntas, com a participação dos técnicos da Fundação, e de professores e alunos da Uergs.
Fábio Branco, responsável pela Secretaria à qual a Uergs e a Cientec estão vinculadas, lembrou que a parceria é resultado de uma soma de esforços. “São duas instituições importantes para o desenvolvimento do Estado. Fica o desafio de colocarmos essas ações em prática, mas não tenho dúvida de que esse convênio vai gerar muitas iniciativas positivas, além do que já foi acordado aqui”, declarou o secretário.