Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
19 de Junho de 2019, 11:22
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Cientec mantém parceria com o
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Reunião aconteceu no gabinete da presidência
Reunião aconteceu no gabinete da presidência - Foto: Viviani Silveira

Cientec mantém parceria com o SEBRAE

Na última semana, o presidente Daiçon Maciel da Silva recebeu a coordenadora da atividade técnica SEBRAE, Daisy Maria Cavalet Pompermayer e o gerente do Departamento de Alimentos, Julio César Trois Endres, quando conversaram sobre a parceria entre a Cientec e o Sistema SEBRAE/RS - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

O SEBRAE é uma entidade privada de interesse público que se propõe a estimular o espírito empreendedor e promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte (conforme Lei Complementar n° 123/2006). Conhecedor da capacidade técnica da CIENTEC em Pesquisa e Desenvolvimento, firmou parceria com a Instituição a partir dos anos 90 com a realização de diversos projetos, entre eles, o “Mãos à Massa”- Manual de Higiene, Sanitização e Controle da Qualidade no Processamento de Massa Alimentícias, destinado a orientar e contribuir com o Setor de Biscoitos e Massas Alimentícias.

Paralelamente foi realizado Contrato de Cooperação técnico-financeira através de duas modalidades:

- BÔNUS METROLOGIA - possibilita às micro e pequenas empresas e microempreendedores individuais dos setores da indústria, do comércio, de serviços e agronegócios acessar, com menor custo, os serviços de calibração de instrumentos de medição, análises em produtos e matérias primas diversas, ensaios e outros testes disponíveis nos laboratórios reconhecidos e contratados pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul.

A Cientec oferece o Bônus Metrologia, em ensaios acreditados pelo INMETRO, nas áreas de: Alimentos, Química, Materiais da Construção Civil. Engenharia Eletro-Eletrônica e Geotecnia,

A outra modalidade é o Programa SEBRAETEC - corresponde Prestação de Serviços Tecnológicos, que permite a micro e pequenas empresas e o produtor rural, de qualquer setor econômico, o acesso subsidiado a serviços em Inovação e Tecnologia, visando à melhoria de processos e produtos e/ou à introdução de inovações no seu empreendimento e, consequentemente, no mercado.

A finalidade do SEBRAETEC é atender demandas que, na prática, vem da indústria.. Para tanto a Cientec atua em duas áreas temáticas: Alimentos (DEPALI) e Meio Ambientec (DEPROC).

Daisy destacou que o Convênio tem como vantagens, além do aspecto social, o econômico, pois possibilita a Cientec aumentar sua receita, através do subsídio nos dois projetos. O valor do subsidio é de 80% do valor do trabalho . A contrapartida do cliente, de 20%, é paga  diretamente ao SEBRAE, sendo que o valor total do custo do trabalho é repassado à Cientec.

Publicação 18.09.2015 às 15:08
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS