Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
24 de Setembro de 2019, 06:39
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Cientec analisa amostra de fer
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Amostras foram enviadas para a Cientec
Amostras foram enviadas para a Cientec - Foto: Divulgação Cientec

Cientec analisa amostra de fertilizantes e constata adulteração

O Departamento de Química da Fundação de Ciência e Tecnologia avaliou amostras de um produto que estava sendo vendido como fertilizante e constatou uma fraude. Os componentes que caracterizam o produto como adubo (Fósforo, potássio e nitrogênio) e que estavam descritos na embalagem, apareceram em quantidades muito inferiores nas amostras analisadas. A solicitação de ensaios foi feita pela ouvidoria da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

O químico Guilherme Alfredo Noschang diz que com base nas amostras analisadas, o produto não deverá prejudicar o meio ambiente, mas também não causará o resultado positivo esperado pelos agricultores:  “Não é adubo. Em cima do nosso laudo e nossa análise não é adubo. Pode ser calistra, resto de construção civil”, afirma.

Para enganar o consumidor, os golpistas utilizam embalagens de marcas famosas. E fornecem até uma etiqueta indicando a composição do adubo. Só que não passa de uma fraude.

“Como isso não é adubo e não é fertilizante, seja lá o que for, evidentemente que a colheita [do produtor] será menor. Vai ter quebra de safra, não há dúvida nenhuma”, aponta Daiçon Maciel da Silva, presidente da Fundação de Ciência e Tecnologia do estado.

A ouvidoria  gravou imagens da compra do adubo falsificado. A carga de fertilizante foi adquirida em uma agropecuária em Arroio do Meio, a 115 km de Porto Alegre. Foram 10 sacos de adubo, por R$ 550.

Na nota fiscal emitida pela empresa consta a descrição do adubo, que é padrão. Cinco sacos têm uma numeração, e outros cinco constam com outra. Os números representam a quantidade de nitrogênio, fósforo e potássio, que formam a composição química do verdadeiro adubo. Mas os funcionários da ouvidoria da Assembleia Legislativa conferiram a carga.

Conforme mostrou a reportagem de Jonas Campos, da RBS TV, segundo a ouvidoria, os criminosos usam empresas de fachada, alugam barracões no interior do estado para estocar o produto e abastecem o comércio.

Em Estrela, no Vale do Taquari, o presidente do Sindicato Rural denunciou que comprou 6 mil sacos de adubo para os associados, mas os agricultores reclamaram do fertilizante.

"Eles têm vários anos de experiência, eles trabalham com varias marcas de adubos e fertilizantes, então eles suspeitaram pela qualidade desse fertilizante", aponta Rogeiro Heemann.

As empresas envolvidas na venda de adubo falsificado vão ser denunciadas ao Ministério Público e à Policia Civil. O ouvidor da Assembleia vai entregar as provas na terça-feira (1º).

“Uma fraude violenta contra o produtor rural, do pequeno ao grande. Também vamos encaminhar para Procuradoria Federal para que tome as devidas providências e encaminhe inclusive prisão desses indivíduos”, diz o deputado Marlon Santos, do PDT.

O dono da agropecuária onde a ouvidoria comprou o adubo falso, Josiano Schwarzer, disse que vai colaborar com as investigações. Ele afirmou que já tinha desconfiado da qualidade do produto, depois de receber reclamações de vários clientes, e inclusive suspendeu as compras do fornecedor do produto.

Publicação 01.09.2015 às 12:37
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS