Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
19 de Junho de 2019, 11:17
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Cientec poderá ampliar prestaç
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Equipe da Corsan no Campus Cachoeirinha
Equipe da Corsan no Campus Cachoeirinha - Foto: Divulgação Cientec

Cientec poderá ampliar prestação de serviços tecnológicos para a Corsan

Na última segunda-feira uma equipe de engenheiros do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Corsan esteve visitando o Campus da Cientec. Na ocasião, com a colaboração do Eng. Luiz Antonio Antoniazzi, o grupo percorreu os laboratórios do departamento de Engenharia Eletroeletrônica (Denele), onde serviços tecnológicos que podem atender a necessidades imediatas da Corsan foram identificados.

Dentre os serviços podemos citar: aferição de equipamentos para medidas de temperatura, avaliação de interferência eletromagnética em equipamentos eletrônicos diversos e ensaios para certificação de equipamentos de proteção individual (EPIs) para trabalho com exposição a altas tensões.

Antoniazzi reforçou a disposição do Departamento em contribuir com a Corsan, ressaltando que o mesmo busca atender demandas que o mercado não tem condições de suprir, em função da inexistência de laboratórios com a infraestrutura necessária.  “A oferta até existe, porém não com a certificação necessária pelas empresas (sobretudo pelo Inmetro)”, destacou. Desta forma, o Estado cumpre com a sua função de viabilizar novos negócios ou potencializar os já instalados, apoiando o crescimento econômico em diferentes áreas.

Em um segundo momento, o Eng. Guilherme Priebe apresentou os laboratórios e plantas do departamento de Engenharia de Processos (Deproc). Priebe lembrou o histórico da Cientec, em desenvolver tecnologias para a conversão térmica de diferentes combustíveis, transferidas com sucesso para o setor produtivo, bem como, as pesquisas e os serviços tecnológicos que apoiam tecnicamente o surgimento de novas unidades de negócios na área de energia.

Além de manifestarem interesse pela avaliação da conversão térmica de lodos de suas estações de tratamento, os engenheiros da Corsan apontaram para a necessidade prioritária de avaliarem novos processos para produção de coagulantes, para os quais a infraestrutura do departamento poderia prestar uma importante contribuição. Posteriormente, poderá ser também desenvolvido um projeto para avaliar as potencialidades de conversão térmica do lodo. Os engenheiros da Corsan destacaram que a infraestrutura e expertise do corpo técnico dos engenheiros do Deproc poderão ser um diferencial para contribuir na busca por soluções tecnológicas para áreas demandadas pela Companhia.

A visita foi acompanhada pelo Superintendente de Produção, José Aloisio Kunzler.

 

 

Publicação 18.08.2015 às 14:49
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS