Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
17 de Novembro de 2019, 14:24
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Laboratório de Ensaio de Mater
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Equipe do LEM
Equipe do LEM - Foto: Viviani Silveira

Laboratório de Ensaio de Materiais presta importantes serviços para o Governo do Estado

O presidente da Cientec, Daiçon Maciel da Silva está cumprindo um roteiro de encontros nos laboratórios da Cientec. Começou no Laboratório de Ensaios de Materiais, que pertence ao Departamento de Química. O laboratório tem a coordenação da Química Dra. Maria Candida Silveira Mendes, que juntamente com os servidores Roberto Fonseca Silveira Filho e Antônio Carlos da Silva Moreira e a estagiária Stephanie Klein fazem um trabalho importantíssimo, especialmente para o Governo do Estado Gaúcho.

Por meio de convênio com a CELIC – Central de Licitações do Estado, o LEM avalia diversos materiais licitados, através de pregão eletrônico, nas mais variadas áreas do Executivo. Produtos como papel, tecido, copos descartáveis, papel higiênico, sacos plásticos para lixo e infectantes, entre outros, comprados pelo governo são testados no laboratório, que fica no primeiro andar do prédio 5, da Cientec.

Candida citou muitos dos trabalhos realizados para o governo estadual, como a avaliação de peças de vestuário dos Salva-Vidas que atuam na Operação Golfinho, camisetas, coletes à prova de balas e jaquetas para a Brigada Militar, colchões para presídios e tantos outros.

Daiçon considerou o trabalho de fundamental importância para a sociedade, “pois se o Estado compra produtos de qualidade, que terão maior durabilidade, está com certeza fazendo economia do dinheiro público”, afirmou.

Durante a visita do presidente, Roberto fez uma demonstração da máquina Universal de Tração, que realiza ensaios de tração e alongamento em vários tipos de materiais. Na ocasião, foi demonstrado tração em papel. Ele explicou que nela, são possíveis ensaiar polímeros, elastômeros, copos plásticos, fios, tecidos. “Sua faixa de trabalho é bem ampla”, explicou Roberto, podendo testar materiais que vão de 0 a 500kgf.

Outro equipamento demonstrado foi a Câmara Salt Spray, que simula a exposição à névoa salina, ou seja, ao ambiente corrosivo. Nela são feitos testes de avaliação da resistência de materiais com superfícies pintadas, ou com algum outro tipo de tratamento superficial.

Ao final do encontro Daiçon cumprimentou a coordenadora do LEM, bem como sua equipe, que embora pequena, realiza um excelente trabalho. O presidente deixou claro que quer assegurar a manutenção do potencial deste Laboratório. Recentemente o LEM recebeu a recomendação para acreditação junto ao CGCRE/Inmetro após avaliação de ensaios na área de papel.

 

Publicação 07.07.2015 às 08:59
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS