Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
15 de Setembro de 2019, 03:39
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Pesquisador da Cientec apresen
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Gabriel no momento da apresentação
Gabriel no momento da apresentação

Pesquisador da Cientec apresenta trabalho em evento internacional

O pesquisador do Departamento de Engenharia de Processos (Deproc), Dr. Gabriel Meneghetti Faé Gomes esteve participando do evento internacional 22nd International Conference on Fluidized Bed Conversion (http://www.22fbc.fi/), realizado na cidade de Turku, Finlândia, entre 14 e 17 de junho.

Na ocasião, Gomes apresentou oralmente o trabalho desenvolvido pelo Deproc, intitulado: Fitting a bench scale to a bubbling pilot plant fluidized bed for biomass firing and coal/biomass cofiring (Relação entre escala de bancada e planta-piloto de leito fluidizado borbulhante para a combustão de biomassa e co-combustão de carvão e biomassas).

O objetivo do trabalho foi o estabelecimento das relações entre as características das cinzas obtidas dos processos de combustão de casca de arroz/carvão mineral com as condições fluidodinâmicas aplicadas no leito fluidizado para a produção de sílica amorfa e zeólita Y.

Conforme explicou o subgerente do Deproc,  Dr. Guilherme de Souza,  combustão em leito fluidizado é um tipo de tecnologia promissora para aproveitamento térmico de diferentes combustíveis como os utilizados na pesquisa, carvão mineral e casca de arroz, para gerar energia elétrica a partir da queima destas matérias-primas. “Para entender melhor: quando fazemos o churrasco no final de semana, usando carvão vegetal, ao final, restam cinzas no fundo da churrasqueira. Quando limpamos a churrasqueira, geralmente jogamos essas cinzas no lixo.” De acordo com Guilherme, no caso deste trabalho, se deseja obter cinzas que, devido ao método e condições com que é feita a queima, possam ser transformadas em produtos de valor comercial, ao invés de serem "descartadas" ou aplicadas em produtos com baixo valor. Sílica amorfa e zeólita Y são materiais que podem ser obtidos a partir das cinzas geradas nesse processo de combustão dos combustíveis. Esses materiais possuem propriedades interessantes que permite que sejam aplicados em diferentes áreas, por exemplo, como catalisadores de processos químicos e como adsorventes para remoção de contaminantes.

Gabriel Meneghetti contou com auxílio financeiro da Rede Carvão para pagar parcialmente as despesas de sua participação. Depois do congresso, foi realizada uma visita na Abo Akademi University, da mesma cidade, para conhecer alguns laboratórios da Faculdade de Ciência e Engenharia para prospectar colaborações nas áreas de conversão de biomassa e uso de zeólitas como catalisadores. O pesquisador divulgou as competências e histórico da Cientec e manifestou o nosso interesse em estreitar relações científicas e tecnológicas com centros de pesquisa de excelência internacionais.

Guilherme destacou que “ações deste tipo são estimuladas pelo Deproc, alinhando-se assim a nossa visão institucional, na busca pelo reconhecimento nacional e internacional, por promover inovações tecnológicas sustentáveis.”

Essas ações, em sua maioria, são viabilizadas pelos projetos de pesquisa aprovados junto às agências de fomento. Outros exemplos recentes (2014) para inserção/divulgação internacional da Cientec e para fomentar parcerias com centros de pesquisa internacionais incluíram a participação do pesquisador Dr. Guilherme de Souza no CICAT 2014 - XXIV Congreso Iberoamericano de Catálisis (Medellín - Colômbia) e visita de comitiva de pesquisadores do norte da França ao Deproc (Universidade de Lille e Univ. d'Artois).

Publicação 30.06.2015 às 15:40
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS