Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
27 de Junho de 2019, 00:26
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Rio Grande do Sul é o único es
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Prêmio foi promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores
Prêmio foi promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

Rio Grande do Sul é o único estado a ter o melhor Parque Tecnológico e a melhor incubadora do país

O Parque Tecnológico da Unisinos (Tecnosinos) e a Incubadora de Empresas da PUCRS (Raiar) foram eleitos os melhores do país no Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador promovido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae. É a primeira vez que um mesmo Estado garante as duas distinções. O anuncio ocorreu na manhã desta quarta-feira (03), em Brasília.

Esta é a segunda vez em que o Tecnosinos é reconhecido como melhor Parque Tecnológico do Brasil. A primeira foi em 2010. Para a diretora do Parque, Susana Kakuta, este prêmio tem dois significados: “a distinção a tudo que já foi realizado, um grande esforço da universidade, das empresas que integram o parque e da governança do município – no sentido da estruturação do Tecnosinos, que existe há 15 anos. E, em segundo, o reconhecimento das ações acertadas, somadas ao conjunto de políticas do PGtec (Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos), da lei de inovação, que nos possibilitou criar o melhor ambiente para abrigar empresas no País”.


Já a Incubadora Raiar é a estreante no primeiro lugar, reconhecendo o trabalho de 11 anos da Incubadora na formação da cultura empreendedora e contribuindo para transformar ideias em negócios. O diretor do Parque Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc) – que abriga a incubadora Raiar -, Rafael Prikladnicki, destaca que o prêmio é um reconhecimento ao trabalho qualificado que é executado na incubadora nos últimos anos. “A Raiar tem trabalhado muito fortemente na aproximação com os alunos de graduação, e no desenvolvimento de programas inovadores, como o Startup Garagem, criando condições para o surgimento de ideias empreendedoras e empreendimentos de sucesso", considera. Atualmente, a Raiar conta com 26 empresas incubadas, e já graduou mais de 60 empresas.


Prikladnicki também ressalta que esta distinção é uma forma de valorização do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit). “O trabalho conduzido pela Scit, nesses últimos anos, foi coroado com este reconhecimento da comunidade do empreendedorismo e inovação do país. “

O titular da Scit, Cleber Prodanov, fez questão de exaltar que o sucesso dos Parques Tecnológicos e das Incubadoras do Rio Grande do Sul se deve à capacidade de empreendedorismo das suas universidades e de todos aqueles que trabalham nestes ambientes de inovação. “O papel da Secretaria e do Governo do Estado foi ser um grande articulador, em nível local, nacional, para que essa potencialidade do Estado se consolidasse numa estrutura bastante diversificada em todo o território gaúcho.” 

O Tecnosinos e o Tecnopuc integram o Programa Gaúcho de Parques Científicos e Tecnológicos (PGtec), que atualmente conta com 12 parques credenciados no Estado. Os investimentos incentivam a atuação em conjunto entre o poder público, universidades e setor produtivo em uma tríplice-hélice, induzindo a cultura da inovação, competitividade empresarial e capacitação tecnológica, incrementando a produção de riqueza e bem estar social, e tornando o Rio Grande do Sul o único estado a constituir uma Rede Estadual de Parques Tecnológicos. Somente no período de 2011/2014, foram apoiados 29 projetos totalizando, aproximadamente, R$ 40 milhões investidos em infraestrutura nos Parques Gaúchos.

Texto: Guérula Viero
Foto: Wanderson Araújo/Anprotec/Divulgação

 

Publicação 09.12.2014 às 14:19
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS