Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
20 de Julho de 2019, 20:14
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Fapergs premia destaques da pe
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Destaques da pesquisa científica gaúcha receberam premiação no Salão de Convenções da Fiergs
Destaques da pesquisa científica gaúcha receberam premiação no Salão de Convenções da Fiergs - Foto: João Alves

Fapergs premia destaques da pesquisa científica gaúcha

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) premiou na quarta-feira (22) os destaques da pesquisa científica gaúcha, no Salão de Convenções da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). Principal distinção voltada à ciência e tecnologia do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho reconhece desde pesquisadores renomados, estudiosos na indústria, até jovens do ensino médio da rede pública estadual e de universidades. 

Para o secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, a premiação demonstra a importância da pesquisa na melhoria de vida da sociedade. "Essencial para aglutinarmos a comunidade científica estadual. É a prova de que temos uma fundação forte, prestigiada, envolvida com o setor empresarial, com os governos, e fazendo um trabalho que vai além da proposta apenas de financiar, mas de ser um veículo que congregue os pesquisadores e a sociedade gaúcha", afirmou. 

Ele lembrou que o Rio Grande do Sul ficou em primeiro lugar no Brasil em número de atividades durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No total, 34 instituições - que abrangem 94 municípios -, participaram, registrando 21.139 trabalhos, o que representa 63% do total do Brasil. "Tornamos a ciência visível novamente, passando o seguinte recado: ela é importante, está presente e, sem ela, não haverá desenvolvimento", acrescentou. 

A diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira, explica que o evento é uma importante ferramenta de potencialização da ciência. "É um instrumento de popularização da ciência que dá maior visibilidade àquilo que os pesquisadores fazem. Trata-se de algo consolidado e que tem apoiadores de toda a sociedade". Nádya recebeu das mãos do presidente da Fiergs, Heitor José Müller, um troféu com luzes que representam as sinapses cerebrais, em homenagem aos 50 anos da fundação, celebrados este ano.

Vencedores
O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas. Os vencedores foram escolhidos após seleção criteriosa da Comissão Julgadora, formada por 17 profissionais reconhecidos em nível estadual.

Nesta 4ª edição, a principal novidade foi a categoria especial em homenagem ao Ano Internacional da Agricultura Familiar, entregue ao pesquisador Vicente Celestino Pires Silveira, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que analisou os resultados do acompanhamento econômico de propriedades de pecuária familiar no Rincão do 28, no Alegrete.
Internacionalização

A internacionalização da pós-graduação é uma das principais preocupações do Governo do Estado. No ano passado, o Programa de Internacionalização da Pós-Graduação, foi lançado pela Fapergs com o intuito de aumentar o intercâmbio de estudos e colocar o RS em posição estratégica mundial na ciência e nos negócios. O edital injetou recursos na ordem de R$ 4,9 milhões e uma nova edição deve ocorrer até o ano que vem.

Na premiação, dois dos cinco pesquisadores mais experientes que receberam o troféu eram estrangeiros. Além do conhecimento trazido por eles do exterior, os demais também concluíram seus doutorados em países como Estados Unidos e Alemanha, líderes no ensino das áreas de tecnologia, física e engenharia.

O russo Yan Levin é o professor mais citado do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) nos últimos anos. Há 20 anos vivendo no Brasil e casado com uma gaúcha, ele considera fundamental trazer novas ideias e desenvolver trabalhos que ainda não existem aqui. "Também é importante do ponto de vista da educação. Povo educado que conhece ciência não é facilmente enganado", explicou.

O argentino José Maria Monserrat, professor de Oceanografia Biológica da Universidade Federal de Rio Grande (Furg), é formado com honras em Ciências Biológicas pela Universidade de Buenos Aires. "A internacionalização, em nível de pós-graduação, é vital como política de pesquisa planejada. Cria um vínculo ou rede de colaboração até trazer novas técnicas, gerando um círculo virtuoso para o desenvolvimento estadual", avaliou o professor, que chegou ao Brasil há 14 anos.

Premiados:
- Pesquisador Destaque em sete áreas do conhecimento:
Engenharia – Andrea Moura Bernardes (UFRGS)
Física e Astronomia – Yan Levin (UFRGS)
Matemática, Estatística e Computação - César Augusto Fonticielha De Rose (PUCRS)
Interdisciplinar - José Maria Montserrat (Furg)
Química - Helio Gauze Bonacorso (UFSM)
- Destaque Especial ao Ano Internacional da Agricultura Familiar: Vicente Celestino Pires Silveira (UFSM)
- Jovem Inovador: Ruhan Ávila Conceição (UFPel)
- Pesquisador na Empresa: Daniel Pacheco Lacerda (Unisinos)
- Técnico Pesquisador: Juliane Lopes, Lilian Lidiane da Silva Monteiro e Rafael Motta (Senai Estância Velha)
- Pesquisador na Indústria: Fabrício Aulo Ogliari (Ufpel)
- Piá Empreendedor: João Pedro Goulart da Silva e Radharani Malheiros Mendes (Junior Achievement/RS)
- Prêmio especial para a Janete Schneider, orientadora dos vencedores na categoria Técnico Pesquisador.

Texto: Gonçalo Valduga
Edição: Redação Secom

Publicação 23.10.2014 às 14:37
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS