Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
7 de Abril de 2020, 15:43
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Rede de Saúde reúne comitê ges
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
A Rede é resultado de um acordo de cooperação firmado entre 16 instituições
A Rede é resultado de um acordo de cooperação firmado entre 16 instituições

Rede de Saúde reúne comitê gestor e define áreas para desenvolvimento estratégico do Rio Grande do Sul

A Rede é resultado de um acordo de cooperação firmado entre 16 instituições

O Comitê Gestor da Rede de Saúde Humana, Animal e Ecossistema reuniu-se, nessa quinta-feira (14), para definir os grupos de trabalho para as áreas prioritárias e ações conjuntas, a agenda de reuniões, o plano de comunicação e o planejamento estratégico da rede. O encontro foi coordenado pela titular adjunta da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) e secretária executiva da rede, Ghíssia Hauser, juntamente com o presidente da Federação Mundial de Associações de Saúde Pública e ex-presidente da Fiocruz, Paulo Buss, e com a secretária da Saúde, Sandra Fagundes.   

Paulo Buss, que integra o comitê, acredita que o Brasil tem uma enorme potencialidade. “Não precisamos trazer tecnologias, projetos e ideias de fora do país. Nós temos capacidade para desenvolver ações para a área de saúde. Esta rede serve justamente para isso, compartilhar nossas experiências e unirmos nossas qualificações.” “Esta rede vem com o intuito de ajudar a destrancar alguns pontos e projetos que estão emperrados. Essa cooperação entre os integrantes é fundamental para o sucesso desta rede”, acrescentou Ghíssia.  “A partir de um primeiro estudo que fizemos, onde relacionamos o modelo produtivo e a saúde no RS, identificamos que há várias pontos críticos a serem trabalhados. Como rede, elencamos alguns dois eixos estratégicos (inovação em insumos para saúde e inovação em vigilância em saúde) para tratarmos objetivamente,” completou a secretária adjunta.

Para a titular de Saúde, Sandra Fagundes, é preciso enfrentar a discrepância existente entre o grande desenvolvimento tecnológico e a demora na aplicação de inovações na área da saúde, principalmente em avanços que poderiam ser obtidos no combate e prevenção às chamadas doenças negligenciadas como a tuberculose e a recente ameaça do Ebola.

A Rede é resultado de um acordo de cooperação firmado entre 16 instituições com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento regional sustentável do RS, com base na inovação e no desenvolvimento científico e tecnológico aplicado à área da saúde, articulando universidades, setor produtivo e o poder público. 

Integram o comitê: a Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), a Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapergs), Unisinos, UFRGS, Fiocruz, PUCRS, União Brasileira de Educação e Assistência (Ubea), Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Hospital Conceição, Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), UFPEL, Secretaria da Saúde, Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI), UFSM, Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Vacaria (Asav), Hospital Clínicas.

Texto: Guérula Viero


Publicação 15.08.2014 às 13:53
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS