Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
31 de Março de 2020, 16:49
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Inauguradas as duas primeiras
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Inauguradas as duas primeiras unidades do Parque Científico e Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc).
Inauguradas as duas primeiras unidades do Parque Científico e Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc). - Foto: Desirê Allram

Inauguradas as duas primeiras unidades do TecnoUnisc

Em solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (23), foram inauguradas as duas primeiras unidades do Parque Científico e Tecnológico da Unisc (TecnoUnisc). O evento ocorreu no estacionamento doCentro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos, no bloco 55 da Unisc em Santa Cruz do Sul. Logo após a cerimônia, também foi descerrada a placa de inauguração do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras, localizado no bloco 16.

Na oportunidade a reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, revelou se tratar de um momento histórico que se traduz em um novo tempo. “A implantação do TecnoUnisc vai incrementar as ações de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo também para o desenvolvimento tecnológico e social, numa interação entre universidade, governo e empresas, qualificando o ensino e beneficiando todos os envolvidos”, salientou.

O secretário Estadual da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), Cleber Prodanov, destacou que a implantação do Parque Científico e Tecnológico significa o desenvolvimento não apenas da região, mas de todo o Estado e do País. “São ambientes de transferência de tecnologia e de conhecimento que dialogam com a sociedade e com as empresas. Assim sendo, trazem benefícios ilimitados para todos”, revelou.

“Trata-se de um investimento que vai aprimorar ainda mais as atividades de pesquisa, interagindo, integrando e beneficiando não apenas a comunidade acadêmica, mas toda a sociedade”, afirmou a pró-reitora de pesquisa e pós-graduação da Unisc, Andreia Valim. “Esse evento representa a concretização de um sonho de realmente contarmos com ambientes e espaços para a interação e transferência de conhecimentos, pois as empresas aqui instaladas vão gerar novos produtos e serviços que vão beneficiar toda comunidade”, disse o coordenador do TecnoUnisc, Fernando Stanck

Também prestigiou o evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, César Cechinato, que na oportunidade representou o prefeito municipal Telmo Kirst, além de membros do Conselho Superior e da Assembleia Geral Comunitária da Apesc, integrantes da Reitoria da Unisc, coordenadores de cursos e de Programas de Pós-Graduação, chefes de Departamentos, professores, acadêmicos, dirigentes e colaboradores da Escola de Educação Básica Educar-se, do Cepru e do Hospital Santa Cruz, além de demais autoridades e convidados.

Com as obras iniciadas em março de 2013, o Centro de Excelência em Produtos e Processos Oleoquímicos e Biotecnológicos foi edificado com recursos da SCIT/RS e da Unisc. Este Centro de Excelência também foi contemplado com recursos da Emenda Parlamentar da Bancada Gaúcha junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com a parceria do Governo Municipal de Santa Cruz do Sul para aquisição de equipamentos. O local está equipado com infraestrutura tecnológica de ponta, capaz de gerar tecnologias voltadas à oleoquímica para a produção e transformação de óleos através de processos biotecnológicos.

Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Empresas Tecnologicamente Inovadoras, cujas obras iniciaram em junho de 2013, também foi edificado com recursos da SCIT/RS e da Unisc. Este Centro abrigará a Incubadora tecnológica, a estrutura de gestão do TecnoUnisc e os núcleos de pesquisa e desenvolvimento das empresas hospedadas no Parque.

Texto: Assessoria Unisc

Foto: Desirê Allram

Publicação 26.05.2014 às 10:54
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS