Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
31 de Março de 2020, 16:22
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Scit e Badesul se unem para vi
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Prodanov e Maldaner conhecem protótipo de pé humano
Prodanov e Maldaner conhecem protótipo de pé humano - Foto: Guérula Viero

Scit e Badesul se unem para viabilizar protótipos para locomoção de pessoas

Dois projetos inovadores passam a receber o apoio da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit) e do Badesul. O primeiro é a prótese de pé humano, desenvolvidos por dois alunos da Feevale. O segundo, resultado de um trabalho de conclusão de curso na mesma universidade, possibilita mover a cadeira de rodas apenas com a mente. 

Os estudantes Lucas Ferreira e Eduardo Boff - responsáveis pelo protótipo -, e Marsal Branco, João Mossmann e Anderson Schu – do software para controle por ondas cerebrais -, foram recebidos nesta segunda-feira (12) pelo secretário da Scit, Cleber Prodanov, e pela equipe do Badesul, o diretor Luis Maldaner e o superintendente de Investimentos e Inovação, Elias Rigon.

"A ideia de promover este encontro, entre Badesul (agência financiadora) e os pesquisadores, é estimular e impulsionar os projetos dos estudantes. São conceitos inovadores e benéficos à população, que apenas encontram dificuldades em prosseguir. Nosso papel, como defensores ávidos do desenvolvimento, é auxiliar nos próximos passos, fazendo com que sigam adiante", afirmou Prodanov.

Conforme Maldaner, o caminho é buscar as certificações dos projetos e desenvolver um plano de negócios para a estruturação. "Estes projetos se encaixam perfeitamente com o programa Criatec, do Badesul. É um fundo com prazo de 10 anos, que não cobra juros, e ganha apenas com a valorização da empresa. Além de ter um consultor que auxilia na elaboração do plano estratégico para definir quais as metas e trilhas a seguir em busca do crescimento".

Ao longo de cinco anos de pesquisas, Lucas Ferreira estudou uma forma de criar uma prótese que pudesse unir flexibilidade e resistência similares ao pé humano. O protótipo é composto por materiais recicláveis como plástico e alumínio, tratados quimicamente durante o processo. A haste que liga o pé artificial à perna da pessoa amputada é feita de alumínio aeronáutico, leve e resistente. A base contém camadas plásticas de PET e PP, com o UP, uma espécie de emborrachado que faz o preenchimento entre elas. 

Software
Anderson Schu desenvolveu um software que lê a atividade elétrica cerebral e transfere a "vontade" de locomoção, em pessoas com deficiências físicas, para a cadeira de rodas, possibilitando mexê-la apenas com a mente. O programa foi resultado do seu TCC, que teve orientação do professor João Mossmann. 

De acordo com o coordenador do Curso Superior de Tecnologia de Jogos Digitais, Marsal Branco, essa ferramenta de leitura das ondas já é produzida e acessível. "O que estamos propondo é a adaptação desta tecnologia para facilitar a vida das pessoas". 

Texto: Guérula Viero
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Publicação 13.05.2014 às 09:10
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS