Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
11 de Dezembro de 2019, 16:40
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Governo lança ferramenta para
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
MEU.RS
MEU.RS

Governo lança ferramenta para acessar serviços digitais do Estado

Para facilitar o acesso da população gaúcha aos serviços online oferecidos pelas diferentes instâncias da administração pública estadual, o governo gaúcho lança a plataforma MEU RS nesta quinta-feira (8), às 15h30, durante a programação do 15º Fórum Internacional de Software Livre. A iniciativa, que irá promover a integração dos serviços digitais do governo gaúcho - hoje descentralizados em canais dispersos -, cria uma nova concepção de relacionamento entre o Estado e a cidadania por meio de um Login Cidadão.

Com apenas um cadastro, qualquer pessoa poderá navegar pelos canais de participação e prestação de serviços que requerem autenticação. Desenvolvido com padrões e softwares livres, o MEU RS pretende facilitar e desburocratizar a conexão entre o cidadão e o centro da gestão pública. Uma só conta, personalizada, com segurança e privacidade.

Em sua fase inicial, a plataforma integrará os canais de consulta e participação do Gabinete Digital, além de servir como pré-cadastro necessário para participar da Votação de Prioridades, a última etapa do processo de Participação Popular e Cidadã conduzido pela Seplag, que ocorre nos dias 2, 3 e 4 de junho. A intenção é ampliar a participação digital na decisão das demandas que irão integrar o próximo Orçamento Estadual, que em 2013 recebeu 157 mil votos pela internet, ou 14% do total. Todos os votos via web passarão a utilizar o sistema de Login Cidadão.

O Ciclo Orçamentário abrange as atividades de participação popular e cidadã relativas à elaboração, acompanhamento e revisão do Planoplurianual - PPA, da Lei de Diretrizes Orçamentárias - LDO e dos orçamentos anuais. O processo se inicia com o planejamento do ciclo anual. São programadas todas as Audiências Públicas Regionais (nas 28 regiões dos COREDES) quando são escolhidas as áreas temáticas prioritárias de cada região, iniciando a organização das discussões das Assembleias Públicas Municipais. Em junho acontece a Votação de Prioridades Regionais, quando a população decide quais as demandas irão integrar o próximo Orçamento Estadual e encaminhadas à Assembleia Legislativa. A votação será realizada no dia 4 de junho em todo o Estado, através de voto secreto em urnas, e nos dias  2, 3 e 4 de junho em meio eletrônico e dispositivos móveis, estando habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral na região geográfica do Corede correspondente.

Na sequência, serviços como o Mapa da Cultura e os pedidos de informação do Central do Cidadão, também serão integrados. Progressivamente, todas as ferramentas digitais do Estado que necessitam de login estarão disponíveis.

Desenvolvido pelo Gabinete Digital em conjunto com a Procergs, Seplag e Sefaz, o MEU RS é o primeiro passo no sentido de implementar uma identidade digital do cidadão gaúcho, por meio da qual será possível autenticar-se enquanto pessoa física para acessar os mais diversos serviços disponíveis à cidadania, incluindo o Detran RS e a Delegacia Online, por exemplo. A transição deve se dar de forma gradual, e as contas já criadas nos serviços individualizados permanecem válidas até a integração total dos serviços. Os usuários de serviços em processo de integração serão notificados quanto à necessidade de recadastramento no novo portal.

Texto: Cristina Rodrigues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Publicação 08.05.2014 às 08:43
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS