Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
11 de Dezembro de 2019, 16:39
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Programa de incentivo fiscal p
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Pró-inovação
Pró-inovação

Programa de incentivo fiscal passa a beneficiar 26 empresas no Estado

O Pró-Inovação, programa que garante benefícios fiscais para instituições que tenham caráter inovador, passa a contar com mais oito empresas, totalizando 26 instituições no Estado. A assinatura do termo de ajuste ocorreu na manhã desta segunda-feira (28), na Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit).

Os benefícios concedidos pelo Pró-Inovação variam conforme o projeto apresentado. As empresas interessadas encaminham a documentação para comprovar que o empreendimento é inovador. Por meio dessa informação é dada uma pontuação que define a porcentagem de isenção, podendo chegar até a 75% do ICMS incremental. A Fruki, de Lajeado, e a Marcopolo, de Caxias do Sul, já integram a lista de contempladas pelo programa.

Durante o ato de assinatura, o procurador da Dana Indústrias, Luis Pedro Ferreira fez questão de ressaltar a importância deste investimento realizado pelo Governo. “Este auxílio nos permite conseguir focar e caminharmos no mesmo rumo. Temos que bater no peito porque é um orgulho conquistarmos esta parceria”. A atuação da Scit junto às empresas foi elogiada na manifestação do diretor da Elo Sistemas Eletrônicos, Felipe Müller. “Se nós não investimentos no País estamos fadados à estagnação. Gostaria de agradecer à Secretaria por investir em nós e acreditar nas empresas.” Diretor da Dana, Juarez da Costa creditou a falta de crescimento às próprias instituições. “O inimigo da inovação é a nossa empresa. Muitas vezes acham que apostar no que já é certo vale mais a pena do que tentar algo novo. É necessária essa parceria com a Scit para ajudar a justificar a tentativa de inovar”.

Para o secretário da Scit, Cleber Prodanov, essa ajuda oferecida pela pasta faz com que as empresas criem uma cultura de inovar. “Nosso papel é fomentar. Induzimos a empresa, por meio de editais também, a pensar mais a inovação. E o resultado é essa troca, essa transferência, tanto do Governo quanto da instituição. Isso faz com que o Rio Grande do Sul se desenvolva cada vez mais.”

O ex-titular da pasta (19 de agosto a 31 de dezembro de 2010), o advogado Eduardo Macluf, que atualmente é associado da Martinelli Consultoria, ressaltou a satisfação de ver que os projetos tiveram continuidade e, ainda passaram por ampliações. “É um prazer chegar aqui e ver que o secretário Cleber Prodanov assumiu com afinco a responsabilidade de investir, divulgar e acreditar no projeto. E a prova disso é que a Scit está funcionando muito melhor do que eu deixei. Prodanov possui um currículo ligado à incentivação, à ciência. Ele é um grande fomentador da inovação, e isso está se traduzindo na ampliação das áreas de tecnologia no Estado”.

A coordenadora do Pró-Inovação, Cátia Bomfim, destaca que o Estado está se preparando para expandir cada vez mais a cultura da inovação. O número de empresas participantes já demonstra que a visão está mudando. “Os empresários estão mais confiantes. Esta parceria e este investimento do Governo nas instituições faz com que elas queiram arriscar mais, inovar mais. E isto é o que faz o Rio Grande crescer”. O diretor técnico da Scit, Luciano Andreatta, completou: “a prova deste crescimento pelo qual o RS está passando é comprovado por meio do estudo do jornal Financial Times, onde mostra o Rio Grande do Sul como o 9º estado mais promissor em todo o continente sul-americano”. Além da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (Scit), integram o projeto a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (SDPI).

Empresas que assinarão o termo de ajuste:

Brapax – Sistema para Transporte de Passageiros LTDA – Campo Bom  
Concessão de 61,08%.

Viemar Indústria e Comércio LTDA – Porto Alegre
Concessão de 48,69%.

Indústria de Implementos Agrícolas Vence Tudo Importação e Exportação LTDA – Ibirubá
Concessão de 42,27%.

Vinícola Geisse LTDA – Bento Gonçalves
Concessão de 58,23%

Elo Sistemas Eletrônicos S.A. – Porto Alegre
Concessão de 61,02%.

Dana Indústrias LTDA – Gravataí
Concessão de 35,20%.

Paganin e CIA LTDA – Caxias do Sul
Concessão de 65,50%.

Mantova Indústria de Tubos Plásticos LTDA – Caxias do Sul
Concessão de 53,70%

Texto e foto: Guérula Viero

Publicação 28.04.2014 às 16:16
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS