Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
19 de Agosto de 2019, 01:51
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Avança discussão sobre plano d
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Encontro na Fiergs sobre o Pers reuniu representantes da indústria
Encontro na Fiergs sobre o Pers reuniu representantes da indústria - Foto: MARCOS NAGELSTEIN/JC

Avança discussão sobre plano de resíduos sólidos

O Plano Estadual de Resíduos Sólidos (Pers) do Rio Grande do Sul deve estar pronto ainda em 2014, dentro do período estabelecido. Essa é a convicção da Engebio Engenharia e Meio Ambiente, empresa responsável pelo desenvolvimento do projeto. Em reunião realizada na tarde de ontem, na Fiergs, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) e os ramos industriais e do agronegócio do Rio Grande do Sul discutiram a elaboração do Pers. O objetivo do encontro foi apresentar o projeto e abrir uma série de canais de diálogo com esses setores.

De acordo com o coordenador do Pers na Sema, Luiz Henrique Nascimento, “será preciso estabelecer diretrizes para cada setor para que, em curto e médio prazo, possamos fechar acordos com as cadeiras produtivas, buscando novos modelos de gestão dos resíduos”. Nascimento não demonstra preocupação com os prazos. “Pretendemos que ele seja concluído até o início de novembro. Por isso, reuniões setoriais, como a de hoje, são fundamentais para destravar o processo.” No mesmo sentido, o diretor da Engebio, Mario Saffer, ressaltou a importância da colaboração da indústria. “O prazo é curto, mas precisamos da receptividade dos diversos setores envolvidos. Vamos reforçar esse diálogo no corpo a corpo”, afirmou.

As empresas deverão responder a um questionário, em até 30 dias, sobre sua produção de resíduos. A intenção, desse modo, é desenhar, com apoio do banco de dados da Fepam, um panorama quantitativo e qualitativo do descarte dos materiais sólidos no Estado. Posteriormente, serão realizadas oficinas regionais em dez cidades-polo, além de outras reuniões com entidades setoriais, para receber proposições e alinhar as diretrizes, sob as quais o Pers será concluído. O cronograma também prevê audiências públicas em Porto Alegre e no Interior. As metas incidirão sobre sete tipos de resíduos: transportes, mineração, construção civil, saúde, saneamento, indústria e atividades agrossilvopastoris.

Os representantes das indústrias, por outro lado, se mostraram reticentes em relação aos prazos reduzidos. O coordenador do Conselho de Meio Ambiente da Fiergs, Torvaldo Antonio Marzolla Filho, mesmo concordando que existem dificuldades para coleta e disponibilização dos dados em um espaço pequeno de tempo, garantiu o empenho da Fiergs e dos sindicatos com o Pers. “Estamos fazendo esforço, ao lado dos sindicatos, para animar as empresas a participarem da pesquisa, para que possamos proteger a indústria e garantir seu desenvolvimento.”

FONTE: Luiz Eduardo Kochhann - http://jcrs.uol.com.br/

Publicação 02.04.2014 às 10:03
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS