Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
24 de Setembro de 2019, 06:36
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Corrida de inovação tem 207 id
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
É possível acompanhar as ideias pela internet
É possível acompanhar as ideias pela internet - Foto: José Paulo Lacerda

Corrida de inovação tem 207 ideias nas primeiras 24 horas

Primeira edição do Grand Prix SENAI de Inovação produz quase nove novos projetos por hora. Equipes trabalham contra o relógio e contam com a ajuda do público para incrementar ideias

Você já imaginou não perder mais a paciência com a falta de vagas e garantir um espaço seguro para o seu carro em um estacionamento vertical móvel – que pode ser erguido próximo a qualquer estádio? Já pensou em um dispositivo para monitoramento cardíaco, acoplado ao corpo, com GPS, que envia informações para uma central para acompanhamento remoto que é alertada em caso de infarto do paciente?

Pois os competidores do Grand Prix SENAI de Inovação já criaram essas e mais de uma centena de outras ideias nas primeiras 24 horas de competição. Das 14h de domingo (24) – quando foi dada a largada – até as 14h desta segunda-feira (25), o banco de ideias já soma 207 projetos que respondem a desafios sobre Envelhecimento da População, Desastres Ambientais e Mega Eventos.

No aquário da Equipe Vermelha, uma das criações é para evitar danos causados por enchentes. “Nossa sugestão é a fabricação de placas de polímeros que, em contato com a água, inflam automaticamente. Várias placas dessas, encaixadas, formariam barreiras, como pequenos muros, impedindo a entrada de água nas casas das pessoas”, explica Felipe Aranega (SENAI/PR).

Ao lado, a preocupação da Equipe Lilás com o meio ambiente fez surgir a ideia de fabricação do que eles nomearam Beleza Concentrada. “Para reduzir a quantidade de embalagens de cosméticos, nossa ideia consiste na produção de pequenos sachês para shampoo, condicionador, sabonete líquido - em porções altamente concentradas. Para usar os produtos, o consumidor teria que misturá-los a quantidades específicas de água. Essas embalagens seriam de polímeros verdes, biodegradáveis, feitos a partir de fibras vegetais”, detalha Gisele Ramos (SENAI/MG).

As equipes correm mais que o cronômetro da contagem regressiva - que ruma para as últimas 48 horas do Grand Prix. Para a pontuação serão usados critérios de abrangência, quantidade, co-criação e qualidade. Assim, ganhará mais pontos quem resolver mais questões de cada desafio, apresentar o maior número absoluto de ideias, ter escolhidas as melhores ideias por parte de uma banca e conseguir moldar as criações às sugestões de representantes de empresas e do público. Afinal, a influência externa é um dos princípios da inovação aberta.

PARTICIPAÇÃO DO PÚBLICO – Quem está longe e não pode visitar a arena de inovação, no WTC, em São Paulo, consegue acompanhar a produção de todas as ideias, votar nas preferidas e dar sugestões para incrementá-las. Tudo isso é feito no site do Grand Prix SENAI de Inovação. Basta criar uma senha de acesso.

Até agora, a ideia mais votada é uma proposta da Equipe Amarela. A Agenda Care se resume a um aplicativo móvel destinado a idosos, com dispositivo sonoro, para avisar sobre os horários de ingestão de medicamentos, além de agendamento prévio de consultas e exames. “A gente busca criar com três objetivos: que o projeto seja fácil, funcional e agradável. Isso atrai as pessoas. E conforme as sugestões do público chegam ao site do Grand Prix, a gente vai adaptando ao que já criamos”, diz Daniele Farfus (SESI/PR). Da mesma equipe, Fábio Pires, do SENAI/GO, complementa: “Nós estamos detalhando mais as ideias para provocar um número maior de sugestões. Atrair essas constribuições de fora, de quem possivelmente poderá usar o produto, é o princípio da inovação aberta. Estamos exercitando”, afirma Fábio.

SAIBA MAIS:
O Grand Prix SENAI de Inovação vai até as 14h da próxima quarta-feira (27). A corrida é aberta ao público, de graça, e acontece como uma das atrações da Open Innovation Week, no WTC Sheraton, em São Paulo (SP). A cobertura completa você acompanha aqui no Portal da Indústria.


Por Rafael Monaco, de São Paulo
Para o Portal da Indústria

Publicação 26.11.2013 às 10:09
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS