Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
27 de Junho de 2019, 00:27
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Sustentabilidade foi tema cent
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Fórum Mundial de Ciência
Fórum Mundial de Ciência - Foto: site

Sustentabilidade foi tema central do Fórum Mundial da Ciência

A sexta edição do Fórum Mundial da Ciência, aberto no domingo (24), no Rio, debateu a proposta brasileira que foca o tema da contribuição da ciência para o desenvolvimento sustentável. O documento Ciência para o Desenvolvimento Sustentável: Contribuição do Brasil foi apresentado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), durante o seminário Brasil – Ciência, Desenvolvimento e Sustentabilidade. O estudo foi apresentado pelos brasileiros nas reuniões do fórum. O seminário na Uerj foi promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), entre outras instituições.

Resultado de um trabalho iniciado entre os anos de 2008 e 2009, o fórum ocorre pela primeira vez fora da Europa. O evento reuniu no Rio mais de 400 pesquisadores e cientistas internacionais, oriundos de 120 países. Foram feitos sete encontros estaduais no Brasil, com caráter regional, que resultaram em quatro pontos que foram propostos pelas autoridades brasileiras, disse o secretário executivo do MCTI, Luiz Antonio Elias.

Um desses temas abrange a educação e a ética. “Tanto o olhar sobre a ciência, para o aprimoramento da educação desde a primeira infância, em um processo pedagógico mais consistente e, por outro lado, a educação na pós-graduação. O olhar da pós-graduação e do avanço da capacidade da pós-graduação, inclusive dos laboratórios científicos, para responder a esse processo”, disse Elias.

O acesso ao conhecimento é também destaque. Ele se traduz por uma maior cooperação com acesso ao conhecimento, sem restrições, salientou o secretário. “Na opinião de Luiz Antonio isso significa “olhar de forma positiva a difusão do conhecimento como uma variável importante para fazer crescer a capacidade científica nos países”.

Outro tema se refere à cooperação internacional, tema que Elias considera fundamental para a região latino-americana. “Como a gente pode estreitar a cooperação internacional entre os países da América Latina e da África, trazendo como consequência temas sensíveis, como a questão da saúde, na área social, e que corrijam aquilo que permanentemente chamamos de as assimetrias existentes e das questões das brechas tecnológicas”.

Luiz Antonio Elias observou que a produtividade só vai ser elevada na economia brasileira, “ou em qualquer economia”, se o Brasil tiver conhecimento local.

Outro tema que teve ênfase no fórum é a sustentabilidade. “Um olhar sobre a questão da sustentabilidade, tratando, por exemplo, os biomas brasileiros ou a biodiversidade como um todo, agregando valor com alta dimensão, mitigando processos de perda de capacidade na questão climática, mitigando processos de perda de capacidade na própria floresta”, explicou. O secretário acredita que esses são temas fundamentais, nos quais a ciência tem uma contribuição decisiva a dar.

No seminário foi feita uma declaração latino-americana e caribenha para o fórum mundial, que contou com a participação do México, do Brasil e da Argentina, ao lado de instituições brasileiras, da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A diretora-presidente da Fapergs, Nádya Pesce da Silveira foi uma das convidadas a participar do evento, que teve uma representação significativa dos principais atores da ciência e tecnologia do país.

FONTE: http://www.fapergs.rs.gov.br/

Publicação 26.11.2013 às 09:10
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS