Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
11 de Julho de 2020, 14:40
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Fapergs premia 15 destaques da
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Presidente da Cientec entrega o prêmio para o professor doutor da Universidade de Santa Maria, Paulo Bayard Dias Gonçalves
Presidente da Cientec entrega o prêmio para o professor doutor da Universidade de Santa Maria, Paulo Bayard Dias Gonçalves - Foto: Site do Prêmio

Fapergs premia 15 destaques da pesquisa científica gaúcha

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), vinculada à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), premiou nesta terça-feira (22) os destaques da pesquisa científica gaúcha em 2013. Criado para desenvolver as áreas da ciência, tecnologia e inovação do Estado, o Prêmio Pesquisador Gaúcho agracia professores de relevante atuação em sete campos do conhecimento e autores de projetos de inovação. A cerimônia ocorreu no salão de eventos da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre.

Neste ano, 15 pesquisadores receberam o troféu após seleção criteriosa feita por uma Comissão Julgadora, formada por 14 pesquisadores reconhecidos na comunidade científica estadual. A diretora-presidente da fundação, Nádya Pesce da Silveira, explicou a importância do evento, que, em sua 3ª edição, reuniu mais de 200 pessoas na noite de ontem. “O prêmio é um instrumento de popularização da ciência, dando maior visibilidade àquilo que os pesquisadores fazem. Trata-se de um evento consolidado e que tem apoiadores de toda a sociedade”, afirmou.

Na edição deste ano, a principal novidade foi a categoria especial Pesquisa Destaque em Comemoração ao Ano Internacional de Cooperação pela Água, que premia o melhor estudo na área do tratamento da água, sustentabilidade ambiental, geração de energia ou fontes alternativas de energia, redução do consumo ou combate ao desperdício. As demais categorias foram Pesquisador Destaque, Piá Inovador, Pesquisador na Empresa, Técnico Pesquisador, Pesquisador na Indústria e Jovem Empreendedor.

O prêmio envolve doutores, jovens doutores, graduados ou pós-graduados, alunos de graduação, de ensino técnico, jovens cursando o ensino médio e pesquisadores atuantes em micro e pequenas empresas.

Confira a lista dos premiados

- Pesquisador destaque nas principais áreas do conhecimento:

Artes e Letras - Ana Cristina Ostermann (Unisinos)

Ciências Agrárias - Paulo Bayard Dias Gonçalves (UFSM)

Ciências Biológicas - Bernardo Baldisserotto (UFSM)

Ciências da Saúde - Ana Maria Baptista Menezes (UFPel)

Ciências Humanas e Sociais - Patrícia Krieger Grossi (PUCRS)

Economia e Administração - Gabriel Sperandio Milan (UCS)

Educação e Psicologia - Maria Isabel da Cunha (Unisinos)

- Categoria em comemoração ao Ano Internacional da Água: Destaque em cooperação pela Água - Andrea Bandeira Sanches (Projeto: Avaliação de Sustentabilidade de sistemas de tratamento de esgotos sanitários: uma proposta metodológica)

- Categorias com ênfase na inovação:

Jovem Empreendedor - Juliana Paiva Franco Netto da Costa e Laura Oliveira Maltz (Projeto: Mundi Menu, cardápios de restaurantes em várias línguas)

Pesquisador na Empresa - Paulo Roberto Walter Ferreira (Projeto: Centryport – Portal único de acesso para videocirurgias)

Pesquisador na Indústria - Marcelo Soares Lubaszewski (Projeto: Múltiplas aplicações à tecnologia RFID em chips)

Piá Inovador - Fabrício da Silva Stein (Projeto: Software de gerenciamento para motor rotativo de combustão interna)

Técnico Pesquisador - Max Willian da Silva Leidemer e Núbia Mack Duarte (Projeto: Remoção de nitrogênio amoniacal em curtumes pela formação de estruvita)

FONTE: http://www.fapergs.rs.gov.br/

Publicação 23.10.2013 às 15:23
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS