Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
4 de Abril de 2020, 11:30
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Feira Estadual de Ciência e Te
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Secretário Jose Clovis de Azevedo abriu o evento que segue até a quinta-feira em Porto Alegre
Secretário Jose Clovis de Azevedo abriu o evento que segue até a quinta-feira em Porto Alegre

Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional é aberta oficialmente

Com o tema "Como a pesquisa pode contribuir em favor da vida?" e participação de 194 estudantes, responsáveis pela elaboração de 79 trabalhos científicos, foi aberta oficialmente nesta terça-feira, 15, Dia do Professor, a 7ª Feira Estadual de Ciência e Tecnologia da Educação Profissional (Fecitep), que mobiliza estudantes, professores e gestores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) até quinta-feira (17). A expectativa é de que até o final da feira mais de dez mil estudantes e professores visitem e vejam a exposição, que está montada na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, na Capital. 

A maior parte dos projetos apresentados é de escolas da rede estadual: são 49 trabalhos, que envolveram a participação de 150 alunos do Ensino Médio Politécnico e da Educação Profissional. Os demais projetos foram desenvolvidos por estudantes das instituições parceiras. 

O secretário estadual da Educação, Jose Clovis de Azevedo, abriu o evento, que funcionará até quinta-feira às 14h30, horário previsto para a cerimônia de premiação e encerramento da feira. Neste ano, a Fecitep tem trabalhos em 13 eixos temáticos, incluindo pesquisas de estudantes do Ensino Médio Politécnico. 

Ao enfatizar que a exposição apresenta o resultado de trabalho construído no dia a dia do ensino e da pesquisa, o secretário disse aos presentes que, a cada ano, a Fecitep expressa "a indissociabilidade entre ensino e pesquisa". Para o titular da Seduc, o que os jovens trazem é conhecimento. "Conhecimento é o novo. Não há mais razão de existir uma escola que repita o conteúdo já conhecido. É preciso que a escola seja criadora, que instigue no estudante a pesquisa, a curiosidade, e vocês são um exemplo disso", resumiu Azevedo. Participaram da cerimônia de abertura representantes das instituições parceiras da Seduc na realização do evento pedagógico: Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Instituto Federal Farroupilha e Instituto Federal Sul Rio-grandense. 

Os dez projetos com maior pontuação conforme a classificação geral (um de cada eixo) serão indicados para participar da Mostratec 2013, que acontecerá de 20 a 25 de outubro, em Novo Hamburgo. A Mostratec é promovida pela Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, instituição vinculada à Seduc. 

Os eixos 
Ambiente e Saúde; Segurança; Desenvolvimento Educacional e Social; Controle e Processos Industriais; Gestão e Negócios; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial, Recursos Naturais e Pesquisa no Ensino Médio Politécnico. 

Fecitep Colaborativa 
Um grupo de 12 estudantes do Instituto Estadual Padre Caetano e das escolas estaduais de Ensino Médio Afonso Maurer, Escola Básica Estadual Érico Veríssimo, Escola Estadual de Ensino Médio Itaara, Escola Estadual de Ensino Fundamental João Belém, todos de Santa Maria, fará a cobertura do evento, na chamada Fecitep Colaborativa. 

Os alunos, que já têm experiência em cobrir eventos pedagógicos ao longo do ano, vão lançar o seu olhar sobre o que acontece durante os três dias de atividades, bastidores e a expectativa dos participantes na Fanpage www.facebook.com/7Fecitep.

Todos os estudantes da Fecitep Colaborativa estão cursando o Ensino Médio Politécnico. O trabalho vai apresentar fotos, textos e vídeos, com orientação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e 8ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), para as redes sociais. 

Texto e foto: Patrícia Coelho
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Publicação 16.10.2013 às 08:46
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS