Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
31 de Março de 2020, 15:43
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Aprovado relatório da Comissão
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Apresentação da síntese do trabalho da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica
Apresentação da síntese do trabalho da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica - Foto: Tiago Dias

Aprovado relatório da Comissão do Carvão e Energia Eólica


O deputado estadual Valdeci Oliveira  foi o relator da Comissão Especial do Carvão Mineral e Energia Eólica da Assembleia Legislativa. Ele apresentou, nesta quarta-feira (21), a síntese dos trabalhos realizados desde a instalação da comissão, em 17 de abril. Valdeci foi escolhido como relator pelo trabalho desempenhado na coordenação da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral Gaúcho.


Durante o período, foram realizadas sete audiências públicas com a participação de órgãos e entidades ligadas aos temas como a Associação Brasileira de Carvão Mineral, a Associação Brasileira de Energia Eólica, Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Eletrobras CGTEE, órgãos estaduais, universidades, prefeituras, câmaras de vereadores, sindicato dos trabalhadores, entre outras instituições.

Segundo o relator, a valorização do setor produtivo de energia é considerado um fator fundamental para o desenvolvimento do Estado. ?Temos no RS 90% da fonte de carvão mineral do Brasil. Precisamos incentivar a pesquisa e fomentar, ainda mais, a geração de novas tecnologias. É fundamental desmistificar, de uma vez por todas, o estigma que a extração de carvão mineral é prejudicial ao meio ambiente. Os estudos apresentados por pesquisadores mostra que é possível extrair o mineral, gerar emprego, renda e energia com compromisso ambiental?, comenta o deputado Valdeci Oliveira.


Entre as conclusões, o principal desafio do Brasil, e em especial do Rio Grande do Sul, é produzir energia de forma sustentável ambiental e economicamente. O deputado ainda relatou alguns dos encaminhamentos que a comissão deve realizar: manter o acompanhamento das políticas de geração de energia elétrica, sugerir e apoiar incentivos tributários e financeiros para a produção, sugerir e apoiar a criação de centros de pesquisa e capacitação para exploração integral da cadeia produtiva do carvão mineral e da energia eólica.


Após ser apreciado pelo plenário da Assembleia, será enviado ao governo do Estado, à Secretaria de Infraestrutura e Logística, Secretaria do Desenvolvimento e Promoção do Investimento, à Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, à Secretaria do Meio Ambiente e aos ministérios de Minas e Energia, do Meio Ambiente e do Desenvolvimento, entre outros órgãos estaduais e federais. A presidência da comissão foi do deputado Márcio Biolchi.

Texto e fotos: Tiago Dias

 

Publicação 22.08.2013 às 08:17
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS