Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
14 de Outubro de 2019, 16:20
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Cientec participa do Comitê Es
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Cientec integra Comitê para criação do polo espacial
Cientec integra Comitê para criação do polo espacial - Foto: Banco de Imagens

Cientec participa do Comitê Especial para criação do Polo Espacial


Nesta quarta (5) foi instalado no Estado o Comitê para criação do polo espacial gaúcho, que iniciou com um almoço no Palácio Piratini onde governador Tarso Genro recebeu os presidentes da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Braga Coelho, o presidente da Telebrás, Caio Bonilha e o vice-presidente de Operações da AEL Sistemas, Vitor Neves, além dos dirigentes das universidades UFRGS, Unisinos, UFSM, PUC e da Cientec.

À tarde, no Centro Administrativo do Estado, foi realizado o workshop, com a presença do secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Cleber Prodanov, do secretário em exercício da Secretaria de Desenvolvimento e Promoção do Investimento, Enéas Costa de Souza, do presidente e vice-presidente da Telebrás, do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), AEL, empresas e universidade envolvidas com o tema.

A criação do grupo de trabalho prevista no protocolo de intenções assinado pelo Governo Estadual e a AEL Sistemas, em Israel, tem o objetivo de formar o segundo polo espacial do país. A formação deste polo permitirá que o Estado disponha dos recursos previstos no edital lançado recentemente pela União para a compra de 16 satélites com investimento de R$ 9 bilhões.

Integrando este Comitê Especial,  a Cientec  apresentou no workshop suas atuais capacitações e sua futura contribuição  para a consolidação do polo espacial gaúcho. Inicialmente, através do Departamento de Engenharia Eletroeletrônica, realizará ensaios de avaliação de conformidade e desenvolvimento de produto em componentes e equipamentos produzidos pelas indústrias gaúchas, que irão integrar os sistemas e subsistemas dos satélites brasileiros. A AEL Sistemas, sediada em Porto Alegre, será a empresa integradora das demais indústrias. Esta empresa constituída por 75% da Elbit (Israel) e 25% da Embraer, detém tecnologia na  área aeroespacial, e é importante fornecedora de sistemas para aviação civil e militar do nosso país.  As universidades desenvolverão pesquisas em parceria com as indústria gaúchas, para o  domínio da tecnologia, uma vez que deverá ter conteúdo local  de forma progressiva a partir do primeiro satélite, assim como já ocorre na indústria naval e oceânica. As empresas Digicon e a TSM também fazem parte do Comitê.

Com a primeira reunião do Comitê Especial, objetivando instaurar uma oportunidade estratégica para o Rio Grande do Sul a longo prazo, avaliou o secretário Cleber Prodanov. "Isso só é possível através dessa interação entre a política industrial gaúcha, capacidade de produção, transferência de tecnologia, e um tecido industrial apropriado para atender este setor.” Acrescentou ainda “que está é uma proposta que vem sendo desenvolvida pelo governo em função do alto potencial que o Estado possui nesta área. Existe um conjunto de empresas e uma série de pesquisas nas universidades na área espacial, assim como os laboratórios da Cientec, que nos credenciam para sediar o segundo polo espacial do Brasil.”

Também fizeram parte do Workshop o presidente e o superintendente de produção da Cientec, o gerente do Departamento de Engenharia Eletroeletrônica, Leandro Nunes de Souza e o coordenador   do LIEM Flávio D'Arriaga Tarragô.

Publicação 07.06.2013 às 16:14
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS