Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
20 de Junho de 2019, 15:21
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Seinfra apresenta projeto de P
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
PCT tem previsão de instalação em Minas do Leão
PCT tem previsão de instalação em Minas do Leão - Foto: Tafael Medeiros

Seinfra apresenta projeto de Pequena Central Térmica a carvão


O estudo de viabilidade técnica e econômico-financeira para instalação e operação de uma Pequena Central Térmica (PCT), de 20 MW, com geração de energia a carvão, foi apresentado na Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra), durante a manhã desta quinta-feira (16). O gerente-executivo da Seinfra, Rui Dick, realizou a apresentação técnica do trabalho ao titular da Secretaria, Caleb de Oliveira.

O secretário destacou o trabalho conjunto dos técnicos da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec). “Esta central vem em um momento de entusiasmo para o setor, sendo que levaremos este projeto ao governador Tarso Genro para darmos continuidade e buscar a viabilidade do empreendimento”, afirmou Caleb.

Para o diretor-presidente da CRM, Elifas Simas, a viabilidade comprovada no projeto é a forte aliada para a busca do capital. “Iniciamos este trabalho quando todas as portas estavam fechadas para o carvão, mas agora vivemos um novo momento. Com o carvão da CRM e a tecnologia da Cientec, temos totais condições de tornar realidade esta térmica”, disse Simas.

O presidente da Cientec, Luiz Antônio Antoniazzi, salientou que este é o início de um processo histórico que, se concretizado, servirá de modelo para as demais regiões do Estado. “Estamos iniciando uma outra perspectiva para a geração de energia elétrica, abrindo a grande possibilidade de espalhar pequenas centrais térmicas, diminuindo as perdas de energia com transmissão”, comemorou Antoniazzi, ao lembrar que a viabilidade econômica deste projeto se compara, proporcionalmente, aos grandes empreendimentos previstos para o Estado, além de ter menos impacto ambiental.

Para ganhar tempo, o secretário-adjunto da Seinfra, Claudemir Bragagnolo, deu a sugestão de que, a partir da elaboração do projeto básico, o Estado já encaminhe a solicitação das licenças necessárias para a futura usina.

Estiveram presentes, além de assessores técnicos da Seinfra, CRM, CEEE e Cientec, o diretor-presidente da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE), Sereno Chaise.

Pequena Central Térmica (PCT)

O projeto prevê a instalação de uma PCT de 20 MW em Minas do Leão, mais precisamente na área da Mina Leão II. O carvão fornecido é o da mina da CRM, São Vicente Norte, que hoje envia o carvão para gerar energia na Usina de São Jerônimo,  com  investimentos da CEEE e tecnologia da Cientec em Leito Fluidizado Borbulhante.
 
Segundo o estudo, a partir da constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) para empreender o projeto, o inicio da geração se dará em 37 meses.

Fonte: Seinfra

Publicação 16.05.2013 às 16:01
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS