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Imagem mostra simulação do sistema híbrido ao longo da rodovia
Imagem mostra simulação do sistema híbrido ao longo da rodovia - Foto: Grupo Baram / Divulgação/JC

Projeto testa energia eólica e solar em postes de Canoas

Ação entre Baram e município começa em duas estruturas na BR-116

Imagem mostra simulação do sistema híbrido ao longo da rodoviaEm até 40 dias, a prefeitura de Canoas substituirá dois postes de iluminação pública comuns, localizados na BR-116, em frente à praça do avião, por equipamentos abastecidos por energia solar e eólica. O prefeito do município, Jairo Jorge, adianta que, se a experiência for bem-sucedida, ela poderá ser estendida pela rodovia e, futuramente, até mesmo para espaços públicos como praças.

O acordo de cooperação técnica do projeto-piloto, que terá duração de seis meses, foi assinado na tarde de ontem pela prefeitura e pelo Grupo Baram. Jorge destaca que a meta é utilizar uma tecnologia inovadora. Cada poste contará com quatro luminárias LED de 100 watts, instaladas a 18 metros de altura. O sistema ainda é composto por uma turbina eólica (popularmente conhecida como cata-vento), com capacidade para 3 mil watts, e um painel solar, para até 810 watts. A energia gerada pelos ventos e pelo sol é armazenada por baterias e depois usada na iluminação.

Os postes não precisam estar ligados à rede elétrica convencional. O gestor-executivo da Baram Energy, Geison Silva, informa que o banco de baterias garante a alimentação das estruturas por até cinco dias, em casos em que não haja vento ou sol. Essa solução também impede a queda de energia em situações de blecaute da rede comum. Se for do interesse da prefeitura fazer a conexão com a rede elétrica, o complexo pode enviar energia excedente para outras finalidades.

 Veja matéria na integra

Fonte: JC, Economia, INFRAESTRUTURA Notícia da edição impressa de 06/03/2013 

 

Publicação 06.03.2013 às 11:25
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