Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
16 de Julho de 2019, 18:31
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Seminário sobre Inovação Tecno
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Professor Odilon, professora Nadya Pesce e José Cláudio Terra
Professor Odilon, professora Nadya Pesce e José Cláudio Terra

Seminário sobre Inovação Tecnológica nos 70 anos da Cientec


Sem dúvida alguma, o ponto alto das festividades em comemoração aos 70 anos da Cientec, foi o Seminário de Inovação Tecnológica. Tivemos a honra de receber dois palestrantes de nível internacional e as suas palestras estiveram a altura do significado que a Cientec tem para a história do Rio Grande do Sul e do Brasil.
 

Primeiramente tivemos a apresentação do prof. Odilon Antonio Marcuzzo do Canto, ex-Presidente da própria Cientec, portanto uma pessoa já conhecida e admirada por muitos dos presentes. Hoje o prof. Odilon é secretário adjunto da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e controle de Materiais Nucleares. Com experiência também na área da educação, o Prof. fez uma síntese da importância do ensino para a preparação de jovens com o espírito inovador na área tecnológica. Lembrou também, que os novos profissionais que trabalham para o desenvolvimento tecnológico, não podem descuidar dos impactos ambientais que as novas tecnologias trazem para a vida em nosso planeta. Durante todo o Seminário, o Prof. se mostrou-se descontraído e sentindo “em casa” ficou até o final, confraternizando-se com os funcionários no Coquetel.

Posteriormente tivemos a palestra de José Cláudio Cyrineu Terra, falando sobre Dez Dimensões da Gestão de Inovação – do incremental para o radical. Cláudio Terra, como é conhecido, é Diretor Executivo da Globant Terra Forum, empresa que atua com consultoria em inovação e gestão do conhecimento, marketing digital e mídias sociais, e desenvolvimento de software, alinhada em novas e emergentes tecnologias. Sua palestra discorreu sobre as estratégias que as empresas, mesmo as muito fortes e dominantes em seus mercados, necessitam de tempos em tempos passar por transformações organizacionais profundas, visando se adaptar a novos contextos econômicos, sociais, regulatórios, ambientais, tecnológicos e concorrenciais. Destacou também, alguns métodos, ferramentas e técnicas que tipicamente acabam sendo utilizadas no contexto de iniciativas voltadas para a inovação de maior impacto, mesmo radical como, por exemplo, desing thinking, technology roadmap, modelos de reconhecimento e recompensa, comunidades de prática, redes sociais e outras. Todas essas técnicas e perspectivas podem ser muito úteis, mas o uso delas não significa que uma empresa seja inovadora. O tema não é direcionado somente a empresários e empreendedores que possuem empresas de médio e grande porte e que, por diversos motivos, perderam a capacidade de inovar e criar o novo, sejam em termos de tecnologias de ponta, novos produtos ou novos mercados, mas também a Instituições Públicas que fazem parte deste mercado. Cláudio Terra deixou-nos com a sua palestra, um grande legado para reflexão do futuro da Cientec.

As palestras foram mediadas pela profa. Nadya Pesce da Silveira, que é a diretora presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul. profa. Nadya não se limitou a apresentação dos palestrantes, mas teceu também alguns comentários muito pertinentes aos temas que os palestrantes desenvolveram, conseguindo consturar as falas com o tema geral do Seminário, que foi a importância da Inovação para a Ciência e Tecnologia.

 
Veja mais fotos

Texto: Henrique Schuster - Diretor Executivo da Cientec

Publicação 19.12.2012 às 11:04
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS