Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
19 de Junho de 2019, 11:22
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Governo elabora mapa da indúst
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Especialista na área, Fernando Guimarães diz que estudo permitirá a construção de políticas públicas
Especialista na área, Fernando Guimarães diz que estudo permitirá a construção de políticas públicas

Governo elabora mapa da indústria da criatividade no Estado

O Governo do Estado, por meio de um estudo encomendado pela Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) à Fundação de Economia e Estatística (FEE), está fazendo um mapeamento da indústria da criatividade no Rio Grande do Sul. Para debater a metodologia do levantamento, será promovido, na segunda-feira (24), o Debates FEE - Indústrias Criativas, Cultura e Economia, às 9h30min, no auditório da instituição, em Porto Alegre.

O evento contará com a presença do pesquisador da FEE e professor de Economia da UFRGS Leandro Valiati e dos professores de Economia da Universidade de Valência (Espanha) Pau Raussel Koster e Raul Abeledo, além de profissionais da área, que irão debater o cenário no setor. A pesquisa tem como objetivo levantar dados para construir políticas públicas.

Segundo o coordenador executivo do setor de Indústria da Criatividade na Política Industrial, Fernando Guimarães, o Estado está engajado no desenvolvimento do segmento, e o mapeamento é um importante instrumento para criar métodos para ações mais consistentes "A economia criativa é uma opção viável e sustentável para o desenvolvimento regional. Desta forma, conhecendo a estrutura e a concentração geográfica das empresas e profissionais do setor, teremos capacidade de desenvolver programas direcionados", explicou Guimarães, ressaltando que a análise também servirá de base para a constituição do Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual da Região Metropolitana.

De acordo com o pesquisador da FEE Leandro Valiati, o estudo está sendo realizado com uma metodologia inovadora em termos mundiais que irá ajudar na elaboração de projetos para o segmento. "Estudos em nível nacional são incipientes e ainda nenhum estado conseguiu fazer um levantamento de dados que pudesse fornecer uma visão mais aprofundada das áreas interligadas", ressaltou Valiati, lembrando que, em dezembro, os resultados dos levantamentos serão lançados.

A indústria criativa envolve áreas distintas, como artes visuais, espetáculos, produção de conteúdos e design. E é justamente essa diversidade que faz do Rio Grande do Sul um dos principais polos criativos brasileiros. Incentivos e medidas já foram anunciadas com o objetivo de apoiar o setor, como, por exemplo, o Fundo Setorial Audiovisual, tendo o BRDE como novo repassador de recursos; os editais lançados pela Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT), que destinam R$ 3,3 milhões para projetos de inovação, novas mídias e design; e o programa Criativa Birô, do Ministério da Cultura (MinC).

Texto: Assessoria AGDI
Foto: Camila Domingues
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Publicação 18.09.2012 às 12:40
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS