Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
27 de Junho de 2019, 00:23
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Secretários de Ciência e Tecno
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Modelo de transparência pode ser utilizado por outros estados
Modelo de transparência pode ser utilizado por outros estados

Secretários de Ciência e Tecnologia reúnem-se para conhecer sistema online de indicadores

A primeira plataforma estadual de banco de dados criada no país, com foco exclusivamente na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&TI) foi apresentada aos secretários de Estado do setor, na sexta-feira (14), durante o Fórum do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de C&TI (Consecti), em Gramado. A coordenadora do projeto e diretora da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), Andréa Waichmann, detalhou o funcionamento do Sistema de Indicadores Online de Ciência, Tecnologia e Inovação daquele Estado (Sion-AM).

O sistema foi desenvolvido para possibilitar mais eficiência e transparência na gestão dos recursos do setor. O secretário da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS, Cleber Prodanov, afirmou que o Estado tem interesse em utilizar a ferramenta eletrônica. "Nós já estávamos buscando um dispositivo para monitorar o impacto das ações de fomento no desenvolvimento cientifico e tecnológico do Estado e o Sion-AM é uma ótima alternativa", comentou. "Com estes dados poderemos, inclusive, delinear novas políticas para o setor".

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas e presidente do Consecti, Odenildo Sena, o Sion-AM é a concretização de um sonho antigo, que funcionará como uma importante ferramenta de transparência pública e governança, além de contribuir sobremaneira para o processo de gestão das instituições atuantes na área. "Viemos compartilhar nossa experiência positiva com o sistema e trocar cohecimentos para possibilitar a criação de uma grande rede de indicadores uma vez que, atualmente, não dispomos destes dados em âmbito nacional", destacou.

Características da proposta
O sistema compreende uma plataforma online de informações, composta por cerca de 70 indicadores, que permite aos usuários obter informações sobre fomento e apoio a atividades de C&TI no Amazonas, podendo ser acessado a partir de qualquer dispositivo (computador, tablet, celular).

Além de ser constituído por base de dados de instituições estaduais, o Sion também disponibiliza informações de entidades ligadas à esfera federal, como é o caso do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Os usuários que tiverem interesse em acessá-lo podem selecionar e filtrar dados, além de gerar relatórios em diversos formatos. O sistema é praticamente todo automatizado e pode ser acessado no endereço http:sion.secti.am.gov.br.

A iniciativa foi idealizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti-AM) e realizada em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeam), que financiou o projeto, e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), responsável pela execução.

Texto: Assessoria de Imprensa
Edição: Redação Secom (51) 3210-4305

Publicação 17.09.2012 às 08:30
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS