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Pesquisa avalia instituições de ciência,tecnologia e inovação


O ano de 2011 teve investimentos classificados como da ordem média, variando entre R$ 350 mil e R$ 1.088.483 milhão para cada instituição pesquisada na área de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no Rio Grande do Sul. Dados como esse, apresentados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), foram divulgados ontem na reunião da Câmara Temática Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES). O resultado levou em conta a avaliação de 14 entidades ligadas ao segmento para levantar informações sobre a situação atual de cada uma das instituições gaúchas.
O questionário com 12 perguntas enviado às instituiçõesvisa a fazer um diagnóstico das pesquisas que as instituições estão fazendo. As principais percepções são referentes às necessidades para desenvolver projetos dentro dos institutos, às deficiências em relação às pesquisas e uma avaliação financeira e orçamentária das ações. Danielle Sanches de Almeida, pesquisadora da Fundação Getulio Vargas, destaca que as ações governamentais como o Programa Pró-Inovação e o Programa de Apoio aos Polos de Inovação Tecnológica estão sendo benéficas para o desenvolvimento das instituições. “Ao serem questionados, eles disseram estar alinhados aos programas do governo federal em relação à ciência, inovação e tecnologia”, afirma. No Estado, o questionário foi enviado para instituições prestadoras de serviço, escolas técnicas, instituições de pesquisa e de fomento e uma universidade.Entre outras informações, as respostas do questionário destacaram que a grande diretriz das instituições é monitorar o desenvolvimento de produtos e programa. De acordo com Danielle, 40% das instituições pesquisadas reforçam essa tendência. Além disso, analisou-se que 50% das decisões são tomadas a partir de ações de processos participativos, principalmente dentro da comunidade. As três escolas técnicas entrevistadas afirmaram ter seu processo de tomada de decisão baseado na participação, bem como uma instituição de pesquisa, uma entidade prestadora de serviços e a universidade, que divide o processo com a tomada de decisão baseada na deliberação de Comitês de Assessores.
No âmbito acadêmico, com bastante destaque em ações de crescimento no âmbito da ciência, inovação e tecnologia, as diretrizes são no sentido de ampliar projetos e programas de ensino e pesquisa que tenham como foco o Desenvolvimento Regional. Outro fator a ser destacado é a intenção de se implementar programas de pós-graduação dentro desses institutos de educação.

 

Fonte: Jornal do Comércio - economia - Nº 227 - Ano 79 - Porto Alegre, quarta-feira, 18 de abril de 2012.

Publicação 18.04.2012 às 16:45
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