Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
3 de Abril de 2020, 01:34
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Governo gaúcho percorre cidade
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Potencial cooperativa valoriza as propostas, explica Kapron
Potencial cooperativa valoriza as propostas, explica Kapron - Foto: Fredy Vieira/JC

Governo gaúcho percorre cidades para divulgar novo edital de APLs

Oito projetos serão selecionados neste ano para formação de novos Arranjos Produtivos Locais

Potencial cooperativa valoriza as propostas, explica KapronLançado no mês passado pelo governo do Rio Grande do Sul, o Projeto de Fortalecimento dos Arranjos Produtivos Locais (APLs) vem sendo difundido para regiões e setores incluídos na medida. No total, oito propostas serão selecionadas para formatar novos APLs neste ano, com recursos de R$ 41 milhões advindos do Banco Mundial e do Fundo dos APLs. Como parte do Programa de Combates às Desigualdades Regionais, os Coredes Sul e do Médio Alto Uruguai já têm garantida a implantação de um APL em cada região. Na quarta-feira passada, o diretor de Produção e Inovação da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (Agdi), Sérgio Kapron, esteve em Pelotas para divulgar o edital do projeto às cadeias locais.

O dirigente comemorou os resultados do encontro, que reuniu cerca de 80 pessoas entre empresários, representantes de instituição de ensino e de entidades rurais e empresariais. Kapron destaca que a região está vivendo uma efervescência e que são muitas as oportunidades que podem surgir com o apoio de um APL. Ele destaca setores como vestuário, construção civil, agricultura familiar e agroindústrias e fabricantes de artigos médico-hospitalares entre os que estão interessados e engajados no programa. “O grande desafio da região é a agregação de valor através da tecnologia, mas há uma dinâmica acontecendo, não só pelo polo naval, mas porque ele tem um poder de transbordar para outros segmentos”, argumenta.

Além da região Sul do Estado e do Médio Uruguai, também há setores específicos que podem inscrever propostas para formação de APLs. As indústrias de eletroeletrônicos, automação e controle, borracha, petroquímica e de material plástico, audiovisual, máquinas e equipamentos industriais e agroindústrias familiares também estão aptas à disputa. Kapron destaca que entre os critérios de seleção está a importância social, econômica e cultural do setor dentro da comunidade onde está inserido. Além disso, a cooperação entre os agentes produtivos entre si e sua integração com instituições de ensino ou pesquisa também vão pesar para a escolha da proposta. “Serão avaliadas as ações de cooperação interna e com outras instituições que possam apoiar o apoio e o desenvolvimento de inovação, então quanto mais cooperação houver, mais forte será a proposta”, explica o diretor.

Veja matéria na integra

TextoMayara Bacelar

Fonte: JC - Economia - Desenvolvimento Porto Alegre, segunda-feira, 9 de abril de 2012, pág 14

 

Publicação 09.04.2012 às 14:26
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS