Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
19 de Junho de 2019, 11:17
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  9ª Abertura da Colheita do Arr
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias
Governador Tarso Genro participa da 9ª Abertura da Colheita do Arroz Ecológico
Governador Tarso Genro participa da 9ª Abertura da Colheita do Arroz Ecológico - Foto: Caco Argemi/Palácio Piratini

9ª Abertura da Colheita do Arroz Agroecológico.


O governador Tarso Genro juntamente com os ministros da Integração Nacional, Fernando Bezerra, e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, abriu nesta segunda-feira (02), na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados, em Nova Santa Rita, a 9ª Colheita do Arroz Agroecológico dos Assentamentos.

Com o ato de abertura da colheita do arroz orgânico, os assentados buscam integrar as famílias produtoras e a sociedade em geral, no sentido da afirmação da produção alternativa na cadeia do arroz no Estado. A produção recebe o certificado de orgânico, conforme a lei brasileira e internacional.

O arroz agroecológico cultivado nos assentamentos é produzido na Região da Grande Porto Alegre e São Gabriel, envolvendo diretamente 16 assentamentos em 11 municípios, com uma área cultivada de 3.618 hectares, e produção estimada em mais de 300 mil sacas para a safra 2011/2012.

O governador Tarso Genro, acredita que os assentamentos são uma das soluções para o desenvolvimento rural do Rio Grande do Sul.

Para o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, a experiência do Assentamento Capela está alinhada aos novos desafios da lavoura orizícola. Segundo ele, uma das formas do arroz aumentar a sua inserção no mercado é a diversificação de produtos. "Temos um grande espaço para ocupar com o arroz orgânico e com outros tipos, tanto no mercado interno como no externo, o que proporciona uma renda diferenciada para o produtor", explicou, enfatizando que, por isso, a proposta recebe todo o apoio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, por meio do Irga.

Conforme o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, a colheita do arroz orgânico dos assentamentos representa a viabilidade econômica de um modelo de produção de alta qualidade. "A produção é sadia, tanto para quem planta como para quem colhe e, principalmente, para quem consome."

O diretor executivo da Fundação de Ciência e Tecnologia, CIENTEC, Henrique Arlindo Franzmann Schuster esteve presente uma vez que a Fundação está participando do desenvolvimento de um sistema de parboilização do arroz orgânico, atravez da Câmara Setorial do Arroz, onde a Instítuição tem assento. Os técnicos que integram a Câmera estão empenhados para agregar valor a esta cultura. É um projeto pioneiro tanto pelo modo de produção, com o arroz orgânico, como também por ser em pequena escala.

A Cientec atravez de seu programa de responsabilidade social prestigiou a 9ª Abertura da Colheita pela importância das cooperativas de assentamentos de pequenos proprietários rurais, que estão fazendo o cultivo do arroz ecológico, e pela interface com os movimentos sociais.

Também participaram da abertura da colheita, o Coordenador do Projeto de Responsabilidade Social, Jorge Cruz, o pesquisador Gilberto Amato, o presidente do Incra, Celso de Lacerda, e os secretários Luiz Fernando Mainardi (Agricultura) e Jussara Cony (Meio Ambiente). Além destes, o secretário-adjunto da SDR, Ronaldo de Oliveira, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Agrário da SDR, Jaime Martini, deputados federais, estaduais e lideranças dos movimentos sociais. O evento contou, ainda, com a participação e apoio de entidades governamentais como Conab, Irga, Emater, Embrapa, BRDE (Banco de Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul) e Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

Texto: Roger da Rosa/Aline Rodrigues/Cláudia Paes

Publicação 03.04.2012 às 12:52
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS