Fundação de Ciência e Tecnologia
Bem-Vindo!
27 de Junho de 2019, 00:30
Siga-nosCientec RSSCientec no Twitter
Página Inicial  >  Notícias  >  Raupp fala dos gargalos que af
Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social
Brasão Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Imprimir   Fechar
Notícias

Raupp fala dos gargalos que afetam a inovação em aula inaugural na UFRJ


O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, apontou alguns entraves para a inovação no Brasil, tais como a falta de políticas públicas, o baixo envolvimento empresarial e a pós-graduação centrada no conhecimento acadêmico. Raupp falou sobre os gargalos que afetam as atividades de inovação no Brasil durante aula inaugural do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), onde realizou a palestra “Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável do Brasil”, no dia 16 de março.
“A reduzida atenção das políticas públicas para pesquisa tecnológica e para a geração de inovação talvez seja a melhor explicação para o acanhado desempenho do Brasil nesse setor”, disse o ministro, que também destacou o baixo envolvimento do setor empresarial. “Apesar dos progressos alcançados, a grande preocupação desse setor [empresarial] é o custo Brasil, que inibe ou inviabiliza investimentos”, justifica, acrescentando que as empresas também sofrem com “modestos incentivos fiscais” e “legislação pouco amigável”.
Raupp também levou em consideração o perfil da pós-graduação brasileira, “que ainda hoje atribui pouco valor à formação tecnológica”. “Somente há pouco tempo vem sendo reforçada a necessidade de formação de novos engenheiros, um dos gargalos para o nosso desenvolvimento em C,T&I”, ressalta.
Raupp disse que pretende que C,T&I sejam “o motor do desenvolvimento sustentável do País”. Ele destacou que a cooperação com o setor empresarial é capítulo fundamental da Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI). Citou como exemplos bem sucedidos as áreas de agronegócio, energia, aviação, tecnologia da informação, petróleo e gás, bioetanol e os sistemas de interação, como o bancário e o eleitoral.
Entre os desafios da ENCTI, Raupp sublinhou a redução da defasagem científica e tecnológica “que nos separa de países mais desenvolvidos”; a expansão e consolidação da liderança brasileira no conhecimento natural; a ampliação da base para sustentabilidade ambiental e desenvolvimento de economia de baixo carbono; uma maior inserção internacional e multidisciplinaridade; e a superação da pobreza e redução das desigualdades sociais regionais.
Para vencer os desafios, Raupp julga necessário o fortalecimento da base de sustentação das políticas C,T&I, o que passa pela promoção da inovação, pela formação e capacitação de recursos humanos e pelo fortalecimento da pesquisa e da infraestrutura científica tecnológica do País.

Fonte: Jornal da Ciência - Notícias, quinta-feira, 22 de março de 2012 às 10:08


Publicação 27.03.2012 às 11:04
Fundação de Ciência e Tecnologia
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
E-Mail: cientec@cientec.rs.gov.br - SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Orçamento
Incubadora Sede
Incubadora Sede

Incubadora

O Departamento de Incubadoras e Extensão Tecnológica foi criado em resposta as políticas nacionais de estímulo à inovação com intuito de promover a aproximação e integração da CIENTEC, principal instituição pública de P&D do estado, com o setor produtivo local. A ele está vinculada a incubadora mult...
Acessar o hotsite
Expediente
Rua Washington Luiz, 675
Porto Alegre - RS. CEP: 90010-460
Horário de Atendimento
Sede: das 8:30 às 12:00 e das 13:30 às 17:00
Campus: das 9:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00
de segunda à sexta.
Contatos
E-mail: cientec@cientec.rs.gov.br
Fone:
SEDE: +55 (51) 3287-2000 Fax: +55 (51) 3226-0207
CAMPUS: +55 (51) 3439-6300
Desenvolvido pela PROCERGS